De onde vem o aroma de baunilha? Entenda Aqui!

5/5 - (1 vote)

Entenda o processo de produção e de onde vem o aroma de baunilha, este que é um dos aromas mais comuns na culinária e também na indústria de perfumes

Não há dúvidas de que o aroma de baunilha é um dos aromas mais apreciados mundialmente, sendo muito comum no mercado da gastronomia e também na indústria dos perfumes

Porém, o que a grande maioria das pessoas não sabem é que os produtos que possuem “sabor baunilha” que encontramos nas prateleiras dos supermercados, não possuem plantas como ingredientes. Na realidade, há estimativas de que apenas 1% desses produtos possuem a fava verdadeira em sua composição.

O processo de produção da fava da baunilha verdadeira é muito trabalhoso, o que acaba tornando a iguaria bem cara, com preços que podem chegar a milhares de reais o quilo.

Dado o motivo, os produtos mais acessíveis que possuem o sabor baunilha são produzidos com essências sintéticas, essas que são feitas geralmente com o uso de álcool de árvores madeireiras.

Nos laboratórios de produção, é possível reproduzir a chamada vanilina, que é uma das mais de 170 substâncias que formam o verdadeiro óleo de baunilha.

Em algumas receitas, principalmente naquelas em que a baunilha não é o ingrediente principal, essências feitas em laboratória promovem um resultado bem satisfatório.

Entretanto, em algumas preparações onde o sabor é a grande estrela, como ocorre com o crème pâtissière francês ou mesmo nos sorvetes artesanais onde o sabor da baunilha deve ser bem evidente, o uso da fava verdadeira faz muita diferença.

Sendo assim, o mercado de produção da baunilha original e não sintética sempre se mantém aquecido, já que as demandas são constantes pela fava.

Mas se você quer saber mais detalhes sobre a planta e como funciona o processo de produção das essências sintéticas, nós preparamos um artigo completo sobre o assunto. Siga lendo para conferir!

O que é a baunilha? De onde vem o aroma de baunilha?

Bom, mas o que é a baunilha?

Para conseguir entender bem o porquê da planta ser tão cara e também como começaram a aparecer as alternativas mais acessíveis, é ideal compreender como funciona a produção da baunilha.

Ela advém das orquídeas do gênero Vanilla, principalmente a Vanilla planifolia.

Essa é uma espécie da flor que foi descoberta no México, ainda no século XVI, conquistando toda a Europa logo depois. Mas existe um problema nisso tudo: as orquídeas do gênero Vanilla não crescem bem em climas frios, precisando de regiões tropicais para crescer.

Dessa forma, a produção das mesmas nunca vingaram na europa, e no México, sua polinização era feita por abelhas, o que também impedia a produção em grande escala, isso até o século XIX.

Mas esse problema foi solucionado quando um menino escravizado nas ilhas Réunion, na região da costa leste da África, criou um método de polinizar as orquídeas de forma manual. Basicamente, a técnica consistia em usar um palito de madeira para afastar o rostelo, unindo as partes masculina e feminina da planta com os seus dedos.

Até hoje ainda é utilizada esta técnica.

Aí depois de polinizadas, as baunilhas desenvolvem vagens verdes, que são as suas favas, tão valorizadas no meio da culinária. Mas no seu estado natural, os frutos não possuem gosto nenhum, e para obter o aroma que é tão popular, é necessário secar as favas ao sol ou então em fornos, o que leva muito mais tempo.

O que é essência de baunilha?

De onde vem o aroma de baunilha

O sabor que é tão característico da baunilha e que provavelmente gosta, vem do processo de secagem das suas favas, como você pôde ver acima. É neste momento que ocorre a fermentação natural dos compostos da planta, principalmente a vanilina.

A chamada “essência de baunilha” como também é chamada, é muito comum em mercados e se trata apenas da vanilina sintetizada a partir de outras plantas. As árvores madeireiras são espécies muito utilizadas para obter essa substância.

Entretanto, o extrato de baunilha é produzido enquanto as favas da baunilha estão curtidas no álcool – geralmente em vodka, que é uma bebida com sabor neutro.

É possível fazer esse extrato em casa, colocando três favas em uma garrafa com vodka, e depois de três meses, usar este extrato em receitas. Lembrando que você também pode completar a garrafa com mais vodka para extrair o sabor por mais tempo.

Como plantar a baunilha?

De onde vem o aroma de baunilha
Fellipe Abreu/Reprodução

E como dito no texto, as orquídeas do gênero Vanilla não se dão muito bem em climas frios, ou seja, precisam de climas tropicais, temperaturas que estejam acima dos 21°C e com bom índice de chuvas.

O plantio da Vanilla é feito a partir de estacas com cerca de 40 centímetros em média, sendo que algumas também podem chegar a 1 metro também. No solo, são enterrados alguns nós, após a retirada das folhas.

O enraizamento dessas plantas pode demorar de quatro a seis semanas, mas a planta demora alguns anos para crescer até dar frutos.

Lembrando que as orquídeas Vanilla são trepadeiras e não são tão chegadas ao Sol, por isso, para que cresçam com saúde é essencial que elas tenham suporte e sombra que podem ser árvores.

Assim que a planta crescer, é necessário fazer o processo de polinização manual, sempre no dia em que ela abre, pois as flores que não forem polinizadas caem rapidamente. À medida que este processo é realizado, novas flores surgem e também deverão ser polinizadas.

Depois disso, são necessários de seis a nove meses para que o fruto venha a se formar até o período de colheita.

Ao fim da colheita, as favas de baunilha devem ser curadas, para que possam gerar o sabor e serem comercializadas e consumidas.

Hoje em dia, o maior produtor do mundo de baunilha é a ilha de Madagascar, localizada no leste da África.

Mas justamente por conta dos altos preços e também pela falta de organização nas lavouras da ilha – o que compromete e muito a qualidade do produto – a posição de liderança do país vem sendo ameaçada.

O Brasil, apesar de não possuir uma cultura comum de plantio de baunilha, produz a planta em algumas regiões, como é o caso do Norte e Nordeste brasileiro.

Algumas de nossas receitas com baunilha: Bolo de Baunilha e Canudinho de chocolate com baunilha.