Dobradinha

Ad Blocker Detected

Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors. Please consider supporting us by disabling your ad blocker.

A dobradinha é um prato muito saboroso e suculento que apesar de não ser originário da nossa culinária, já que tem origem portuguesa, acabou se tornando um prato típico e até bem tradicional no país, principalmente na região sudeste. Isso porque a dobradinha acabou ganhando o coração da maioria das pessoas que apreciam um delicioso ensopado.

Sendo bem sincera, eu particularmente não gostava muito de dobradinha, mas percebi, após uma nova experiência, que o prato além de convidativo era também muito saboroso, acho inclusive que minha primeira experiência tive pouca sorte, porque não havia experimentado uma tradicional dobradinha e acabei ficando com uma mal impressão boba sobre a iguaria.

Tanto que agora, sempre que o tempo da uma esfriada, já coloco os ingredientes da dobradinha na lista de compras para poder ficar tudo certo para eu preparar. Portanto, se você também gosta de uma dobradinha bem tradicional e ficou com água na boca só de pensar que já está chegando essa época boa para comer a iguaria. Então, que tal conferir como preparar a dobradinha na recita abaixo.

Ingredientes

  • 01kg de bucho em tiras
  • 4 limões espremidos (suco)
  • 02 gomos de paio ou outra linguiça de sua preferência
  • Bacon picadinho a gosto
  • 05 dentes de alho
  • 01 cebola grande picadinha
  • 01 pacote de molho de tomate
  • 01 tomate picadinho
  • Sal e temperos a gosto (pimenta, orégano, tomilho, cominho)
  • 04 batatas grandes cortadas
  • Azeitona a gosto
  • Salsinha para decorar

Modo de Preparo

  1. Retire toda a gordura do bucho e coloque em uma panela com água o suficiente para cobri-lo junto com o suco de dois limões para ferventar.
  2. Em seguida escorra e lave o bucho em água corrente e então repita o processo.
  3. Enquanto isso frite o bacon em uma panela de pressão, depois tire-o da gordura e reserve em uma tigela.
  4. Utilizando a gordura do próprio bacon, coloque a cebola e o alho para refogar na panela de pressão.
  5. Depois acrescente os tomates e deixe refogar até que murchem completamente.
  6. Então coloque o bucho, a linguiça, o bacon, o sal e os temperos a seu gosto e frite por alguns segundos.
  7. Agora coloque água o suficiente para cobrir o bucho, acrescente o extrato de tomate e misture até ficar bem homogêneo.
  8. Em seguida tampe a panela de pressão e deixar cozinhar na pressão, após a panela pegar pressão abaixe o fogo, por aproximadamente 30 minutos.
  9. Após este tempo, desligue o fogo, aguarde a pressão da panela sair e a abra, então acrescente as batatas e a azeitona.
  10. Por fim basta voltar a panela ao fogo, médio, para cozinhar as batatas e então decorar a sua dobradinha com a salsinha.

Informações adicionais

Caso goste e ache interessante deixar sua dobradinha um pouco mais leve e menos gordurosa, também é válido ferventar o bacon e o paio antes de iniciar o preparo do prato. Mas se este for o caso, o bacon deve ser frito em um fio de azeite que também deve ser utilizado para refogar o alho e a cebola.

Agora que você já sabe como fazer essa simples e maravilhosa dobradinha , que tal conhecer também outras receitas muito práticas e saborosas que temos aqui no blog Minhas Receitas? Contamos com muitas opções de pratos e sobremesas incríveis para deixar seu dia muito mais gostoso.

Leave a Reply