Doce de banana

Avalie este post

O doce de banana é um daqueles doces bem tradicionais da nossa culinária e que combinam com qualquer ocasião, pois pode ser servido apenas como um docinho diferente e inusitado ou como um acompanhamento doce que deixa as guloseimas mas atraentes e gostosas.

Ou seja, o doce de banana pode ser usado como uma compota ou geleia que acompanha bolos, pães e queijos ou até mesmo como aquele delicioso doce de colher que todos nos amamos saborear após o almoço ou jantar.

Como esse doce me lembra da minha infância, do meu pai de coração e a briga para ver quem comia mais. O doce de banana só me traz lembranças boas e eu quero criar algumas dessas vivencias na vida de vocês e dos filhos de vocês também, porque eu acredito que as lembranças das nossas vivencias é o que realmente nos torna felizes.

Então, sem mais delongas ou enrolação, que tal aprender a preparar esse doce de banana magnifico e com gostinho de interior na sua casa também? Esse doce só não é mais gostoso porque ainda não foi você quem fez, porque cá pra nós, a comida da gente é sempre mais especial e perde só para a da mamãe e da vovó.

Ingredientes

  • 4 bananas bem maduras descascadas e cortadas em rodelas
  • 1 xícara de açúcar
  • 1 colher (sopa) de cravo
  • 2 colheres (sopa) de canela em pó
  • 1 xícara de água

Modo de Preparo

  1. Primeiro coloque em uma panela para cozinhar, em fogo médio, o açúcar e mexa até que se torne uma calda caramelizada.
  2. Em seguida acrescente o cravo, a canela e continue misturando durante o processo de cozimento.
  3. Agora basta colocar a água devagar, vai gerar torrões de açúcar, mas continue misturando, até que o açúcar fique líquido novamente.
  4. Em seguida coloque as bananas e mexa até elas ficarem totalmente cobertas. Mexa durante todo o processo, para evitar que a mistura do doce comece a  grudar no fundo da panela.
  5. Deixe cozinhar em fogo médio até que as bananas fiquem totalmente cozidas e caramelizadas. A banana podem até perder o formato e se tornar mais cremosa.
  6. Por fim, retire do fogo, despeje em uma tigela, travessa de sobremesa ou pote, espere esfriar e coloque na geladeira, para gelar.

Informações adicionais

O doce de banana é servido gelado sozinho ou com creme de leite por cima. Uma dica interessante é retirar o cravo do doce antes de servir, pois a maioria das pessoas não gostam de mastigá-lo, já que amarga, mas fica a seu critério.

  • Tempo médio de preparo: 50 minutos
  • Rendimento: 4 porções

Agora que você aprendeu como fazer um doce de banana perfeito, que tal conhecer também outras receitas muito práticas e saborosas que temos aqui no blog Minhas Receitas? Contamos com excelentes opções muito atraente e interessantes, confira.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.