Doce de figo seco

5/5 - (1 vote)

O figo é uma fruta muito popular em várias regiões do mundo, mas é uma fruta com origem no Oriente Médio. É de lá também que vem o Doce de figo seco, doce com sabor característico e marcante que você pode preparar na sua própria casa.

O figo é uma fruta muito peculiar que nasce do pé de uma árvore, chamada figueira. Os maiores produtores de figo são o Egito, Turquia e outras regiões do Mediterrâneo. No Brasil, o figo pode ser encontrado em sua forma natural principalmente na região Sul e Sudeste do Brasil, mas pode ser encontrado em calda e enlatado em todo o país.

O figo é um alimento muito rico em vitaminas e minerais, por isso, pode ser um grande aliado para o bom funcionamento do corpo.Ele possui vitamina A, algumas vitaminas do complexo B, vitamina K e também a vitamina E.

O doce de figo seco é uma sobremesa servida na maioria dos restaurantes de origem árabe que temos por aqui e pode ser considerada uma sobremesa muito sofisticada.

Você pode preparar essa delícia na sua casa e surpreender seus convidados com uma sobremesa diferente do comum. Ela é ideal principalmente para ocasiões especiais, como jantares em família e outras comemorações.

Mesmo assim, você não precisa esperar uma data especial para preparar essa delícia. Veja agora mesmo a receita de doce de figo seco e prepare-a quando quiser!

Ingredientes

1/2 kg de figo 

3 xícaras (chá) de açúcar

4 copos de água 

2 colheres (chá) de erva-doce 

nozes picadas 

Modo de preparo

Lave o figo, escorra a água e tire os talos. Se os figos forem grandes, corte-os em quatro; se forem pequenos, em dois. À parte, junte a água e o açúcar e leve ao fogo brando sem mexer. Assim que ferver, junte os figos e a erva-doce. Deixe cozinhando e mexa de vez em quando, apenas para não grudar no fundo da panela. Quando começar a engrossar, adicione as nozes. Ao atingir o ponto, retire do fogo e deixe esfriar. 

Informações adicionais sobre o doce de figo seco

Para preparar essa receita você vai precisar do figo em sua forma natural, pois o objetivo aqui é preparar o figo seco. Se o figo fresco não for muito popular na região em que você mora, tente procurá-lo em supermercados e empórios que vendem frutas mais sofisticadas.

Você não vai se arrepender de preparar essa delícia de doce de figo seco!
Agora que você já aprendeu como fazer esse delicioso DOCE DE FIGO SECO, que tal conhecer também outras receitas muito saborosas e práticas que temos aqui no blog Minhas Receitas? Contamos com muitas opções de lanches, guloseimas e outras iguarias deliciosas para deixar seu dia mais gostoso.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.