Feijoada para 80 pessoas

3.7/5 - (23 votes)

Você, sua família e amigos gostam de feijoada? Então a receita de hoje vai te agradar muito! Vou ensinar a fazer uma Feijoada para 80 pessoas, para você preparar naquele evento que terá muitas pessoas.

Chega de errar na quantidade de ingredientes ou no modo de fazer. Hoje a feijoada vai ser pra muita gente!

A receita rende, obviamente, 80 porções e leva cerca de 720 minutos para ficar pronta.

É uma verdadeira receita tamanho família. Cheia de fibras, você sabia que a feijoada também é rica em minerais, ferro e vitamina C?

Isso mesmo, é um prato tipicamente brasileiro e que também pode fazer muito bem para o nosso corpo, desde que consumido com consciência.

A feijoada para 80 pessoas é uma opção um pouco menos conhecida da receita, mas é ideal para você acertar em cheio ao preparar o prato para os seus convidados.

Ah, e se você quer que o seu prato fique com uma cara legitimamente brasileira, faça um arroz branco na mesma quantidade para servir em conjunto.

Além de saborosa e mais completa, os ingredientes não são difíceis de se encontrar, e você pode comprá-los em qualquer supermercado, hortifruti ou similar. 

Lembre-se que por conta do seu tamanho e também do seu rendimento, o prato leva um pouco mais de tempo para ficar pronto, então tenha paciência.

Tenha em mente que ele é ideal para eventos e banquetes, para ser feito durante o almoço que vai contar com toda a família.

E se sobrar, fique tranquilo. É possível congelar por até 6 meses e guardar o prato para comer depois.

Enfim, vamos ao que interessa. Siga com a sua leitura e confira como fazer uma deliciosa receita de Feijoada que rende para 80 pessoas.

Ingredientes Para Feijoada para 80 pessoas

  • 1/2 kg de cebola
  • 1 cabeça de alho
  • 7 kg de feijão preto
  • 400 g de pé de porco
  • 400 g de orelha de porco
  • 400 g de rabinho de porco
  • 4 kg de costela de porco defumada
  • 4 kg de charque – carne seca bovina
  • 4 kg de paio
  • 1,600 Kg de toucinho bacon
  • 5 kg de linguiça fininha

Como Fazer Feijoada para 80 pessoas

Preparo dos temperos

Descasque parte da cebola e alho, coloque no liquidificador e bata com um pouco de água.

Preparar

Coloque metade do preparo em cada panela de feijão (serão necessárias duas panelas – ver dicas abaixo). Por precaução, “cate” o feijão para evitar que alguma pedra indesejável vá para a panela.

Cozinhar o feijão

Adicione água quente e coloque metade do feijão (3 kg e 1/2) em cada panela (veja abaixo o tamanho delas). Deixe cozinhando em fogo baixo por 4 horas nas panelas recomendadas.

Preparo das carnes

Pique todas as carnes (exceto o paio, bacon e linguiças), lave em água corrente para remover o sal grosso e coloque de molho na água. A cada 1 hora troque a água para remover o sal (troque 3 vezes). Na última hora, jogue a água fora e reserve. Depois da quarta hora de cozimento do feijão em fogo baixo, adicione as carnes e deixe cozinhar por mais 3 horas. Desligue o fogo e terminamos o primeiro dia da feijoada

Preparo no dia seguinte – outras carnes

No dia seguinte pela manhã (7:00 am) ligue o fogo baixo novamente e deixe cozinhar, serão pelo menos mais 5 horas até o início do almoço. Pique todo o paio, bacon e a linguiça fininha. Ferva a água e coloque dentro a linguiça fininha. Depois de fervido por 10 minutos, jogue a água fora e coloque a linguiça fininha na panela com o feijão (metade em cada). Repita o processo anterior com o paio e deixe o feijão cozinhando em fogo baixo.

Servir

Coloque o arroz (que deverá ser feito a parte) e a feijoada para 80 pessoas nas devidas panelas de barro, aqueça no fogão e depois sirva aos convidados. Obs: você vai precisar de cerca de 6,5kg de arroz para servir as 80 pessoas.

Agora que você já aprendeu como fazer esse delicioso Feijoada para 80 pessoas, que tal conhecer também outras receitas muito saborosas e práticas que temos aqui no blog Minhas Receitas? Contamos com muitas opções de lanches, guloseimas e outras iguarias deliciosas para deixar seu dia mais gostoso.

1 comentário em “Feijoada para 80 pessoas”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.