Fogazza

3/5 - (2 votes)

O fogazza é um salgado muito saboroso e que se assemelha muito com um pastel de farinha de trigo, recheado e frito. Mas que tem um aspecto mais parecido com o de um pequeno calzone ou pizza recheada. Porém, por se tratar de um salgado, seu recheio pode ser mais variado para agradar ao seu gosto.

Aqui na minha família, por exemplo, o fogazza preferido é o de pizza e o de napolitano, pois a garotada, maioria hoje na família, prefere sabores mais clássicos e tradicionais.

Portanto se você está à procura de um salgado interessante, mas que fuja da mesmice de sempre, pois todo evento é só coxinha, empada e pastel de milho, que tal investir em uma opção clássica, mas que seja diferente? Tenho certeza de que todos vão adorar. Afinal de contas o fogazza é uma delícia.

Ingredientes

Massa

  • 1 Kg de farinha de trigo
  • 2 copos (americanos) de água morna
  • 4 colheres (chá) de óleo
  • 2 colheres (chá) de açúcar
  • 1 colher (chá) de sal
  • 10 g Fermento biológico seco instantâneo

Recheio

  • Tomates cortado em cubos a gosto
  • Mussarela cortada em cubos a gosto
  • Orégano a gosto

Modo de Preparo

  1. Coloque 1/3 da farinha de trigo, o sal, o fermento e o açúcar em uma tigela e misture.
  2. Em seguida acrescente a água e vá misturando com as mãos.
  3. Depois coloque também o óleo e continue misturando.
  4. Então vá adicionando, aos poucos, o restante da farinha e vá misturando até formar uma massa fofinha. A massa do fogazza não precisa desgrudar totalmente das mãos.
  5. Agora basta deixar a massa descansar por 10 minutos.
  6. Passado esse tempo estenda um pano de prato limpo em uma bancada ou superfície lisa e polvilhe sobre o mesmo um pouco de farinha de trigo.
  7. Logo depois vá pegando alguns pedacinhos da massa, fazendo umas bolinhas e colocando em cima do pano de prato enfarinhado.
  8. Em seguida vá abrindo essas bolinhas de massa sem deixá-las muito finas.
  9. Então é só colocar um cubo de mussarela, um pouco de tomate, orégano e fechar a massa apertando as pontas com os dedos.
  10. Repita esse processo com toda a massa.
  11. Agora basta fritar o fogazza em uma panela com óleo quente até que doure.

Informações adicionais

Esse recheio é uma opção simples estilo recheio de pizza, deste modo, caso você não goste ou opte por outro sabor, basta substituir pelo tipo de carne ou condimento desejado, pois o sabor deve estar de acordo com o seu gosto.

Agora que você já sabe como fazer uma magnifico fogazza, que tal aprender também outras receitas muito práticas e saborosas que temos aqui no blog Minhas Receitas? Contamos com muitas opções de pratos, lanches e sobremesas incríveis para deixar seu dia muito mais saboroso.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.