Frango assado aberto com legumes salteados da Ana Maria Braga

Avalie este post

O frango assado aberto com legumes salteados da Ana Maria Braga é uma excelente opção de prato principal para aqueles dias que queremos fazer um frango assado que fuja um pouco do tradicional, pois sua mistura de sabores garante não só uma refeição especial como também permite um prato mais sofisticado e atraente.

Portanto, se você está procurando uma opção de refeição simples mas que também ofereça um sabor incrível, pode apostar sem medo nesse frango assado aberto com legumes salteados da Ana Maria Braga, pois com toda certeza não tem erro. Afinal de contas, trata-se de uma opção simplista, sofisticada e muito atraente que vai encantar todos aí na sua casa.

E afirmo isso com toda propriedade deste mundo, pois eu já testei e garanto que o prato é magnífico. Inclusive o frango assado aberto com legumes salteados da Ana Maria Braga não só oferece um sabor inovador, pois ele também conta com um modo de preparo bem simplista que o torna mais atraente ainda. Então se você gostou da ideia, que tal parar de papo furando e testar? Tenho certeza de que não vai se arrepender!

Ingredientes

Caldo de Legumes com frango

  • 1 dorso de frango cortado em partes (retirado do frango)
  • 1/4 xícara (chá) ou 30 gramas de talo alho-poró
  • Cascas de 1 cenoura ou 50 gramas
  • Cascas de 10 cebolas calabresas ou 10 gramas
  • Cascas de 10 dentes de alho ou 2 gramas
  • 600 ml de água
  • Mostarda amarela em pó a gosto (opcional)

Frango assado aberto

  • 2 colheres (sopa) de sal
  • 1/2 colher (sopa) de orégano desidratado
  • 1/2 colher (sopa) de pimenta calabresa em flocos
  • 1 frango aberto sem o dorso
  • 1 xícara (chá) de caldo de legumes

Legumes Salteados

  • 1 fio de azeite
  • 1 cenoura descascada e cortada na diagonal
  • 10 cebolas calabresas descascadas
  • 10 dentes de alho descascados
  • 50 gramas de alho-poró cortado na diagonal

Modo de preparo

Caldo de Legumes com frango

  1. Coloque o dorso em uma panela aquecida em fogo médio e doure por 5 minutos.
  2. Passado este tempo adicione o talo de alho-poró, as cascas da cenoura, as cascas das cebolas calabresas, as cascas dos dentes de alho, a água e deixe cozinhar até levantar fervura.
  3. Quando o caldo começar a ferver deixe que cozinhe por mais 20 minutos.
  4. Então desligue o fogo, deixe esfriar, passe em uma peneira, coloque em uma molheira ou tigela para usar para temperar o frango aberto que será assado.

Frango assado aberto

  1. Coloque o orégano e a pimenta calabresa na tigela ou molheira com o caldo de legumes com frango, misture e passe por toda a extensão do frango.
  2. Em seguida coloque o frango e o caldo de legumes em um saco plástico, feche-o e deixe marinar na geladeira por 12 horas, virando de vez em quando.
  3. Passado este tempo retire o frango do saco, coloque-o em uma tábua com o peito para cima e com a palma das mãos, pressione o meio do peito abrir bem o frango antes de assá-lo.
  4. Então coloque o frango com a marinada em uma assadeira, com o peito virado para cima, e cubra com papel alumínio.
  5. Depois leve ao forno médio preaquecido (200 °C) por cerca de 60 minutos.
  6. A seguir abra o forno, retire e descarte o papel, pincele o frango com o caldo que estiver na assadeira e leve de volta ao forno por mais uns 30 minutos ou até dourar.
  7. Enquanto o frango assa prepare os legumes salteados para servir junto com o frango assado aberto.
  8. Após o frango assar coloque-o em uma travessa e coe o caldo de legumes com frango, coloque-o em uma molheira e serva junto com os legumes salteados.

Legumes Salteados

  1. Coloque o fio de azeite para aquecer em uma frigideira grande em fogo médio.
  2. Em seguida coloque a cenoura as cebolas calabresas, os dentes de alho, o alho-poró e vá dourando e mexendo por 10 minutos.
  3. Passado este tempo desligue o fogo, coloque os legumes salteados na travessa junto com o frango assado aberto e sirva junto com o caldo de legumes com frango.

Dica

Para retirar o dorso central do frango, coloque o mesmo inteiro virado de barriga para baixo em cima de uma tábua, em seguida apoie uma faca grande e afiada na parte de cima do frango (ao lado de onde seria o pescoço) e vá cortando a lateral do osso central, dos dois lados, até chegar na parte de baixo do frango, então pressione o meio do peito para quebrar o osso central. Essa é uma dica da receita original que foi passada pela Ana Maria Braga no programa desta quarta-feira, dia 19 de agosto de 2020.

Informações adicionais

O frango assado aberto e os legumes salteados deve ser colocado em uma travessa juntamente com a molheira com o caldo de legumes com frango para serem servidos juntos.

Mas caso seja do seu gosto também é válido antes de colocar os legumes salteados com o frango assado aberto, despejar um pouquinho do caldo de legumes com frango sobre os legumes, ainda na panela, e deixar dar um fritadinha para apurar o gosto, aí basta usar o restante do caldo para temperar o prato quando for servir. Também é válido misturar um pouco de mostarda ao restante do caldo de legumes com frango para que incorpore e garanta um sabor especial ao ser servido junto ao prato.

  • Tempo médio de preparo: 1 hora e 40 minutos
  • Tempo para marinar: 12 horas
  • Rendimento médio: 6 porções

Agora que você já aprendeu como fazer esse frango assado aberto com legumes salteados da Ana Maria Braga, que tal aprender também outras receitas muito práticas e saborosas que temos aqui no blog Minhas Receitas? Contamos com excelentes opções de pratos e sobremesas incríveis que podem ajudá-lo a variar seu cardápio.

Reforço que essa receita de frango assado aberto com legumes salteados da Ana maria Braga foi retirada do quadro de receitas do programa Encontro com Fátima Bernardes que é apresentado pela apresentadora Ana Maria Braga.

Link da receita na página oficial da apresentadora: https://anamariabraga.globo.com/receita/frango-assado-aberto-com-caldo-e-legumes-salteados/

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.