Hambúrguer de kafta da Ana Maria Braga

Avalie este post

O hambúrguer de kafta da Ana Maria Braga ou kaftabúrguer como também é apresentado pelo nossa querida Ana Maria é um tipo de iguaria bem característica e saborosa que é capaz de incrementar seu lanche em família, pois vai servir como um acompanhamento especial e diferenciado.

Inclusive por se tratar de uma receita reprisada no programa dessa terça-feira (01) posso inclusive afirmar que como já testei o seu preparo, o delicioso lanche é uma excelente opção para um lanchinho deferente em família. Quando preparei a iguaria no início deste ano, todos lá em casa primeiro estranharam o lanche, acharam muito característico, mas como além de saboroso ele ainda oferece uma aparência divina, foi bem fácil agradá-los.

Portanto, se você também assistiu ao programa Encontro com Fátima Bernardes desta terça-feira e gostou da receita reprisada que veio direto do arquivo do programa Mais Você aproveita a deixa e confira essa receita de hambúrguer de kafta da Ana Maria Braga e delicie-se com um lanche único e especial em família você também.

Ingredientes

Hambúrguer de kafta

  • 1/2 kg de carne moída
  • 60 gramas de espinafre cozido, espremido e picadinho
  • 50 gramas de cebola picadinha
  • 2 e 1/2 colheres (sopa) de folhas de hortelã
  • 2 e 1/2 colheres (sopa) de folhas de salsa
  • Pimenta síria a gosto
  • Sal a gosto
  • 1/2 colher (sopa) de azeite de oliva

Coalhada seca caseira

  • 1 litro de leite
  • 1/2 copo (americano) ou 80 ml de iogurte natural

Cebola frita

  • 200 gramas de cebola fatiada finamente
  • Farinha de trigo temperada com sal e pimenta do reino a gosto

Picles caseiro de pepino

  • 300 gramas de pepino fatiado finamente
  • 1 colher (chá) ou 6 gramas de sal
  • 3/4  xícara (chá) ou 180 ml de vinagre branco
  • 1/3 xícara (chá) ou 65 gramas de açúcar
  • 1 folha de louro
  • 1 pitada de sal

Modo de preparo

Hambúrguer de kafta

  1. Coloque a carne moída, o espinafre, a cebola, as folhas de hortelã, a salsa e apimenta síria em uma tigela e misture até incorporarem completamente.
  2. Em seguida dívida em 4 porções de aproximadamente 150 g e modele em formato de hambúrguer e salpique sal dos dois lados antes de fritar.
  3. Depois basta grelhar os hambúrgueres em azeite de oliva aquecido em uma frigideira, em fogo alto.

Dica: O ideal é grelhar os hambúrgueres no azeite, sem mexer, por uns 3 minutos de cada lado ou até dourar.

Coalhada seca caseira

  1. Coloque o leite em uma panela e leve ao fogo até ferver.
  2. Em seguida desligue o fogo e deixe esfriar em temperatura ambiente até atingir a temperatura de 45º C.
  3. Depois misture um pouco do leite morno com o iogurte natural, despeje essa mistura no restante do leite, na panela, e misture até incorporar completamente.
  4. Então tampe a panela, cubra com um pano, toalha ou cobertor e deixe descansar  em um local protegido de vento por 24 horas.
  5. Passado este tempo, coloque uma peneira dentro de uma tigela, forre um pano limpo, coloque o leite dentro do pano e pendure na torneira ou em qualquer lugar onde o pano não fique em contato com a peneira. Deixe escorrendo por pelo menos 3 horas.

Dicas: Para saber a temperatura certa do leite (45 graus Celsius), coloque o dedo limpo no leite e, se conseguir aguardar 10 segundos a temperatura estará correta. Quanto mais tempo a coalhada ficar escorrendo dentro do pano, mais consistente ela vai ficar.

Cebola frita

  1. Coloque a cebola fatiada em uma assadeira e cubra-a com a farinha de trigo.
  2. Em seguida misture bem com as mãos para envolver toda a cebola na farinha e então coloque a cebola em uma peneira e sacuda para retirar todo excesso de farinha.
  3. Depois basta fritar as cebolas em óleo aquecido em temperatura média até dourar, então retire com uma escumadeira, coloque em papel absorvente e reserve.

Picles caseiro de pepino

  1. Misture o pepino e o sal em uma tigela e então coloque-os para escorrer por 30 minutos em uma peneira.
  2. Passado este tempo lave-os em água corrente e reserve em uma tigela.
  3. Em seguida coloque o vinagre, o açúcar, o louro e o sal em uma panela em fogo médio e deixe por mais ou menos 1 minuto ou até que o açúcar dissolva completamente.
  4. Depois desligue o fogo e despeje a mistura sobre o pepino fatiado.
  5. Por fim é só deixar esfriar, colocar em um pote com tampa na geladeira por 1 dia e consumir.

Montagem

  1. Passe o molho de coalhada ou coalhada seca em metade de um pão árabe ou outro de sua preferência.
  2. Em seguida acomode o kaftabúrguer.
  3. Depois sobreponha as rodelas de tomate grelhadas, o picles, a cebola frita e tampe com a outra metade do pão já coberto o molho de coalhada ou coalhada seca.

Informações adicionais

A apresentadora  recomenda servir esse maravilhoso hambúrguer de kafta ou kaftabúrguer, como você preferir chamar, juntamente com pães árabes pois torna a iguaria mais característica.

  • Tempo médio de preparo: 40 minutos
  • Rendimento médio: 4 porções

Agora que você já aprendeu como fazer essa maravilha receita de hambúrguer de kafta da Ana Maria Braga, que tal aprender também outras receitas muito práticas e saborosas que temos aqui no blog Minhas Receitas? Contamos com muitas opções de pratos, lanches, guloseimas e sobremesas incríveis e que podem ajudá-lo a variar seu cardápio.

Reforço que essa receita de hambúrguer de kafta da Ana Maria Braga  foi retirada do programa Encontro com Fátima Bernardes de um quadro culinário de reprise que mostra nossa querida apresentadora Ana Maria Braga apresentando pratos incríveis.

Link da receita na página oficial da apresentadora: https://gshow.globo.com/receitas-gshow/receitas/hamburguer-de-kafta.ghtml

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.