Iakna

Avalie este post

Iakna: a culinária árabe sempre utiliza muitas proteínas animais em suas receitas, e em alguns casos são proteínas extremamente caras e difíceis de serem encontradas.

Por isso, iremos disponibilizar uma receita de origem árabe denominada iakna, que é uma receita totalmente acessível e feita a base de galinha, uma proteína barata e que muitas pessoas consomem diariamente.

Essa receita serve como um bom acompanhamento é muito especial, em alguns casos pode ser servida até mesmo como prato principal, tudo depende da forma com que você irá servir essa receita.

Você já pode perceber que a quantidade de ingredientes são bem poucos, o que torna a receita menos complexa e de uma panela só, facilitando a ainda quem deseja cozinhar com agilidade para surpreender os seus convidados especiais. 

É interessante pontuar também que todos os ingredientes listados você pode encontrar em qualquer mercado próximo da sua casa, confira a seguir quais são esses ingredientes: 

Ingredientes Iakna: 

  • 1 xícara (chá) de grão-de-bico
  • 1 galinha cortada em pedaços
  • 4 cebolas grandes cortadas em quatro
  • 1 cebola pequena picada
  • 2 grãos de pimenta doce
  • 1 pauzinho de canela
  • sal 

Modo de Fazer Iakna: 

Cozinhe o grão-de-bico junto com a galinha. Enquanto isso, refogue as cebolas grandes na manteiga. Depois, junte a galinha e a cebola pequena, temperado com sal, pimenta doce e canela. Acrescente o grão-de-bico (sem casca) e cubra com o próprio caldo. Deixe ferver até que tudo fique bem cozido. Sirva com arroz sírio.

Informações adicionais

Viu como a receita iakna é fácil? Essa receita é extremamente acessível e você pode realizar quantas vezes você preferir.  

Existem muitas receitas árabes que são fáceis como esta, pois essa culinária é muita vasta e possui receitas para todos os tipos, desde os ingredientes mais nobres, até os mais simples e acessíveis.

Vale ressaltar que o iakna só ficará com o gosto bem característico se você seguir a receita completa e também acrescentar todas as especiarias e temperos que são de origem do Oriente Médio, então não fique com receio de achar que a sua receita pode ficar doce. Use todos os ingredientes para que você realmente prove a versão mais parecida com a do Oriente Médio. 

Os diversos acompanhamentos são muito bem-vindos nesta receita, como arroz, pães e até mesmo massas já que se trata de uma receita mais molhada, e se preferir consuma sempre no inverno pois essa receita deve ser servida quente.

Agora que você já aprendeu como fazer esse delicioso iakna que tal conhecer também outras receitas muito saborosas e práticas que temos aqui no blog Minhas Receitas? Contamos com muitas opções de lanches, guloseimas e outras iguarias deliciosas para deixar seu dia mais gostoso.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.