Joelho de Porco

3.9/5 - (23 votes)

Um pouco de história – Joelho de Porco (Einsbein)

O Joelho de porco é uma comida típica da cozinha alemã, o maior ícone da gastronomia no país. 

Em nosso país, podemos encontrar essa peça de carne em açougues  de forma natural e depois de passar por todo o processo de salmoura. Também é possível encontrar essa peça defumada, porém o mais comum é encontrá-la salmonada. 

Anteriormente, essa parte do porco não tinha muito proveito entre os comerciantes, porém, as famílias alemãs cozinhavam essa peça ou defumavam e depois congelavam-na no porão. Devido a isso, ficou conhecida como “Carne gelada”.

Nos dias de hoje, tanto o joelho traseiro como dianteiro são comercializados, porém, os traseiros possuem mais carne e maciez. No mercado alemão, essa peça é nomeada de Schwein Haxe e é consumida em sua versão defumada ou assada. 

Durante as imigrações dos alemães para o Brasil, eles trouxeram consigo sua cultura gastronômica e o preparo de joelho de porco se tornou comum em São Paulo e no Sul do Brasil.

A técnica de preparo mais famosa do joelho de porco na Alemanha é com repolho (o famoso chucrute, que é uma conserva de repolho fermentado) e batata.

Durante o período de frio e guerra, os soldados precisavam se adaptar a pratos feitos com os legumes mais fácil de manter o cultivo e carne de porco, aproveitando toda sua carne.

Essa receita leva cerca de uma hora e meia a 2 horas de preparo, com vários temperos de acompanhamento, como pimenta negra, açúcar, zimbro, sal e louro. 

No Brasil, podemos encontrar essa receita em vários restaurantes tradicionais que servem culinária alemã. Na cidade de São Paulo, podemos provar o Einsbein cozido com batatas  ou fritos com batatas sauté.

Logo abaixo disponibilizamos o passo a passo para preparar essa deliciosa receita! Espero que goste!

Ingredientes

  • 2 joelhos de porco 
  • 1 cebola 
  • 4 dentes de alho 
  • 1 maço de segurelha fresca 
  • Um punhado de tomilho fresco 
  • Um punhado de alecrim fresco 
  • 2 limões 
  • 2 folhas de louro 
  • 1 xícara (chá) de Azeite 
  • Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo

1. Descasque e pique o alho e a cebola. Lave o joelho de porco e com a ponta da faca faça pequenos furos. Coloque o joelho de porco em um refratário e adicione o alho e a cebola picados. 

2. Junte também o alecrim, o tomilho, o suco dos limões, a segurelha e o azeite. Misture bem. Coloque umas lâminas de alho dentro dos furos feitos no joelho de porco para penetrar o sabor. 

3.Tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Cubra o joelho com plástico filme. Guarde-o na geladeira até o dia seguinte ou por no mínimo 4h para agregar o sabor. 

4. Passado esse tempo, em uma panela de pressão coloque o joelho de porco, os ingredientes do tempero e adicione água. 

5. Leve ao fogo e quando começar a dar pressão deixe cozinhar por 40 minutos em fogo baixo. 

6. Quando o joelho estiver bem cozido, transfira para uma assadeira e leve ao forno alto preaquecido por 20 a 30 minutos ou até que esteja dourado.

Agora que você já aprendeu como fazer esse maravilhoso joelho de porco, que tal conhecer também outras receitas muito saborosas e práticas que temos aqui no blog Minhas Receitas? Contamos com muitas opções de lanches, guloseimas e outras iguarias deliciosas para deixar seu dia mais gostoso.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.