Leitão à Bairrada

Avalie este post

Hoje vou ensinar uma receita que talvez você nunca tenha experimentado antes, mas garanto que é super saborosa. Aprenda a fazer uma deliciosa Receita Leitão à Bairrada, uma verdadeira delícia que simples de ser feita.

A receita não é difícil, porém, pode levar um tempinho para ficar pronta. O tempo de preparo do Leitão à Bairrada é de 300 minutos, rendendo até 30 porções.

Hoje vou trazer pra vocês aqui uma deliciosa e diferente receita de porco à moda paraguaia. Essa receita tem um contexto histórico bem interessante. Ela chegou aqui no Brasil no começo da Guerra do Paraguai, por volta dos anos de 1864.

Alguns combatentes tornaram o prato muito popular depois de terem experimentado o mesmo na região do Paraná, que por sua vez, foram ensinados a preparar a receita pelos paraguaios que tinham recém chegado da guerra.

Com o passar do tempo, a receita foi adaptada pelos sulistas, que incorporaram na mesma alguns temperos mais fortes, sal e também limão.

Depois disso, a receita de leitão à bairrada passou por uma variedade de novas adaptações, agora na região do sul do país. E foi justamente por ser muito saborosa e diferente, ela foi levada para os demais estados do Brasil.

O diferencial do leitão à bairrada é o fato dele precisar ficar algumas horas na churrasqueira para o preparo completo, por isso, nós recomendamos que a churrasqueira seja disponibilizada pensando em um tempo de preparo maior.

Ah, outra dica importante é que a carne precisa estar completamente desossada para que haja o preparo do leitão, e por isso, é necessário que você peça para o açougueiro do local fazer esse procedimento para você.

Você pode servir o prato com purê de mandioca, o que deixa tudo muito mais gostoso.

Portanto, siga com a sua leitura e aprenda a fazer!

Ingredientes Para Receita Leitão à Bairrada

  • 1 leitão com cerca de 6kg
  • Rodelas de laranja para enfeitar
  • Bastante pimenta
  • 1 ramo de salsa
  • Alhos picados
  • Sal grosso
  • Banha

Como Fazer Receita Leitão à Bairrada

Limpar

Depois de morto, mergulhe o leitão em água a ferver e raspe com uma faca, esfregando com um pano áspero para lhe tirar os pelos, lavando-o muito bem de seguida. Abra o leitão e retire as tripas. Lave novamente o leitão e pendure-o num prego, onde o deverá deixar secar durante 4 horas.

Preparar

Enfie o leitão num espeto e passe por dentro a mistura de banha, dentes de alho pisados, sal e pimenta, sendo cheio com o molho por dentro. Costure o porco com agulha e fio de cozinha, enquanto aquece o forno para cozinhar.

Assar

Leve o leitão no forno, colocando por baixo o recipiente para recolher a gordura que vai escorrendo. De ½ em ½ hora, retire o leitão do forno e passe com um pano na pele, para limpar o excesso de gordura.

Finalizar

Ao tirar o leitão e limpá-lo, este sofre um choque frio, o que vai levar a que o assado fique com a pele dura e estaladiça. O tempo de cozimento varia entre 1 hora e ½ a 2 horas. Depois de assado, retire do espeto e coloque numa travessa.

Agora que você já aprendeu como fazer esse delicioso Leitão à Bairrada, que tal conhecer também outras receitas muito saborosas e práticas que temos aqui no blog Minhas Receitas? Contamos com muitas opções de lanches, guloseimas e outras iguarias deliciosas para deixar seu dia mais gostoso.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.