Leite de soja caseiro

Avalie este post

O leite de soja caseiro é uma iguaria bem característica e até pouco popular na nossa cultura, entretanto com o surgimento da diversos estudos que alertam para adoção de uma vida mais saudável a iguaria vem ganhando mais destaque e espaço na vida de muitos brasileiros. Inclusive daqueles que buscam substituir a alimentação tradicional por uma mais saudável.

Isso porque, basta substituir alguns ingredientes de algumas receitas clássicas como a pizza, o bolo ou outra qualquer, para que se tornem mais saldáveis, isso claro se você substituir o leito tradicional e farinha normal por integral. Pois terá que adaptá-la para obter uma opção de lanche mais saudável e que atenda aos seus desejos.

Portanto se você resolveu mudar de vida e deseja  adotar uma vida mais saudável ou até vegana a receita de leite de soja caseira pode ser muito útil, já que o preparo da iguaria em casa torna o leite de soja muito mais acessível a todos os bolsos. Gostou da ideia? Então agora é só conferir a receita completa logo abaixo e começar a preparar o seu leite de soja caseiro.

Ingredientes

  • 2 xícaras (chá) de soja
  • 2 xícaras (chá) de água filtrada ou mineral em temperatura ambiente
  • 10 xícaras (chá) de água quente

Modo de preparo

  1. Coloque a soja em uma tigela e cubra com a água filtrada ou mineral em temperatura ambiente.
  2. Então deixe de molho por aproximadamente 9 horas em temperatura ambiente.
  3. Passado este tempo coe os grãos e descarte a água.
  4. Depois lave e esfregue, com as mãos, a soja em água corrente.
  5. Em seguida coloque-as em uma tigela grande totalmente cobertas com água corrente para que as cascas soltas possam flutuar para serem retiradas.
  6. Agora basta coar a soja e descartar essa água.
  7. Logo depois basta colocar a soja e a água quente em um liquidificador e bater por cerca de 5 minutos.
  8. Passado este tempo você vai observar que a mistura terá uma textura pastosa, então desligue o liquidificador e passe essa mistura em uma peneira.
  9. Depois leve a mistura peneirada ao fogo baixo e deixe cozinhar enquanto mexe.
  10. Conforme for formando espuma, retire-a da panela e descarte.
  11. Por fim basta desligar o fogo e despejar o leite de soja em um recipiente de vidro que deve ser levado à geladeira ainda quente.
  12. Após esfriar basta servir como de costume.

Informações adicionais

O leite de soja caseiro pode durar até 3 dias na geladeira.

Agora que você já aprendeu como fazer leite de soja caseiro, que tal conhecer também outras receitas de lanches, pratos e sobremesas muito práticas e saborosas que temos aqui no blog Minhas Receitas? Contamos com muitas opções incríveis para deixar seu dia muito mais gostoso e/ou saudável.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.