Maçã do amor

Avalie este post

A maçã do amor é um das guloseimas, quitutes, mais tradicionais desta época do ano, isso porque além de delicioso e extremamente convidativa, ela ainda está muito presente em eventos juninos e julinos, muito comum principalmente na vida da criançada, que todos os anos participam das festas em escolas, clubes e até mesmo na rua.

Portanto, se você também adora essa festança, mas está chateado porque infelizmente este ano não teremos os tradicionais eventos, devido a pandemia, calma que dá para preparar tudo aí na sua casa mesmo. Sem falar que além de  animar sua família, a festinha restrita ainda vai permitir que todos se ocupem com um dia diferente.

Curtiu a ideia de fazer um evento “mais restrito” aí na sua casa? Tenho certeza de que além de animar a sua galerinha, a festança junina ainda vai permitir que você preparem e comam todas as guloseimas incríveis, como a maçã do amor, dessa festança! Então, agora é só conferir todas as receitas típicas incríveis do blog e arrasar na sua festa junina, bora começar por essa de maçã do amor?

Ingredientes

  • 12 maçãs (pequena/média) lavadas e secas
  • 12 palitos de picolé
  • 1 kg de açúcar
  • 500 ml de água
  • 1 colher (sopa) de vinagre
  • Corante vermelho (pó ou líquido)

Modo de Preparo

Antes de iniciar o preparo da sua porção de maçã do amor, primeiro unte uma forma ou assadeira de alumínio com um pouco de óleo, para colocar as maçãs após caramelizá-las na calda.

  1. Espete as maçãs com os palitos de picolé.
  2. Coloque a açúcar, a água, o vinagre e o corante em uma panela grande e leve ao fogo alto.
  3. Misture todos os ingredientes, sacudindo a panela, e deixe no fogo até levantar fervura. Não utilize colher para misturar para evitar quebrar o ponto da calda.
  4. Em seguida abaixe o fogo, fogo médio, e deixe a calda cozinha por cerca de 25 minutos.
  5. Passado este tempo, mergulhe a ponta de um palito de picolé sobre a calda, enquanto a pressiona, e então despeje um fio na forma untada, para checar o ponto, que deve ser sólido ao tocar a forma.
  6. Então desligue o fogo e comece o processo de mergulhar as maçãs, rapidamente, e colocá-las sobre a forma para secar.

Informações adicionais

Quando for espetar as maçãs caso ache necessário, para dar mais firmeza no manuseio na hora de caramelizar, utilize dois palitos em cada maçã. O processo de caramelizar as maçãs também deve ser bem ágil, pois a calda enrijece rapidamente e pode perder o ponto ideal para caramelizar.

Caso deseje, também é valido salpicar confeitos sobre a cada das maçãs, assim ficam mais coloridas e variadas.

  • Tempo médio de preparo: 30 minutos
  • Rendimento médio: 12 porções

Agora que você já aprendeu como fazer uma vistosa e bem saborosa maçã do amor, que tal conhecer também outras receitas muito saborosas e práticas que temos aqui no blog Minhas Receitas? Contamos com opções diversas de pratos, lanches, guloseimas e sobremesas incríveis para deixar seu dia muito mais gostoso.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.