Molho branco clássico

Avalie este post

O molho branco clássico é um tipo de acompanhamento tradicional para muitos pratos, pois além de combinar muito bem com massas, grelhados e saladas, ele também complementa a apresentação do seu prato principal. Inclusive é importante destacar que a iguaria oferece muitas versões diferentes, já que basta fazer algumas pequenas alterações para que o molho branco clássico se transforme em uma opção mais compatível com o prato principal.

Na casa da minha irmã mesmo eles adoram fazer essa versão de molho branco clássico, principalmente quando querem um acompanhamento para receitas à base de massas pois o seu marido e as crianças amam macarrão e lasanha com molho branco para acompanhar, então ela sempre faz essa maravilha e o resultado é de dar água na boca.

Se você também adora um delicioso acompanhamento, que tal investir em uma opção tradicional e que dificilmente não vai agradar? Pois é como dizem, na dúvida investe em um clássico que dará tudo certo. Curtiu a ideia? Então o que você acha de aprender a fazer esse delicioso molho branco clássico para poder complementar nas suas receitinhas? E só você conferir a receita logo abaixo que não tem erro.

Ingredientes

  • 2 xícaras (chá) de leite frio
  • 2 colheres (sopa) de farinha de trigo ou amido de milho
  • 2 colheres (sopa) de manteiga ou margarina
  • 2 dentes de alho picados
  • 1/2 cebola média picada
  • 1 tablete de caldo de legumes
  • Sal a gosto

Modo de preparo

  1. Dissolva a farinha de trigo ou amido de milho em 1/2 xícara de leite e reserve.
  2. Em seguida coloque a manteiga ou margarina em uma panela em fogo médio para aquecer e doure o alho e a cebola.
  3. Depois acrescente o leite com a farinha ou amido de milho dissolvido, misture um pouco e acrescente o restante do leite.
  4. Deixe cozinhar, enquanto mistura para não empolar, até levantar fervura.
  5. Então esfarele e acrescente o caldo de legumes e misture até que incorpore ao creme.
  6. Por fim basta desligar o fogo e despejar em uma molheira ou tigela para servir.

Informações adicionais

e possível opte por utilizar um batedor fuet  para misturar o seu delicioso molho branco, pois o utensílio auxilia para que seu acompanhamento fique mais lisinho e homogêneo. Caso o seu molho comece a empelotar, não se desespere, basta levar a mistura para o  liquidificador e bater até ficar homogêneo e na consistência desejada.

Agora, caso prefira um molho branco mais encorpado e grossinho, basta colocar um pouco mais de farinha de trigo e manteiga, mas tenha cuidado e atenção na proporção, pois o molho branco não deve muito grosso, pois pode interferir no sabor do prato principal.

  • Tempo médio de preparo: 15 minutos
  • Rendimento médio: 4 porções

Agora que você já aprendeu como fazer esse maravilhoso e simples molho branco, que tal conhecer também outras receitas muito saborosas e práticas que temos aqui no blog Minhas Receitas? Contamos com muitas opções de acompanhamentos, pratos, petiscos e outras iguarias deliciosas para deixar seu dia mais saboroso.

 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.