Molho branco simples

Avalie este post

O molho branco é um tipo de acompanhamento bem clássico e tradicional para servir com massas, saladas e carnes grelhadas, pois além de garantir um charme especial ao prato, a simples iguaria também o torna mais requintado e vistoso. Isso sem falar que o acompanhamento é um tipo de molho base referência na nossa gastronomia, claro que ele também é muito usado nas culinárias francesa e italiana o que é uma grande referência para nós.

Aqui na minha casa, gosto muito de investir nesse molho branco simples para servir junto com aquele peixe grelhado ou para incrementar uma lasanha, já que como o prato é um dos prediletos da minha turminha, as vezes exige uma adaptação para ficar diferente e diversificado.

Portanto, seja porque você quer fazer um almoço ou jantar mais incrementado ou só tornar aquele prato tradicional do cardápio da sua família mais atraente gostoso e claro um pouquinho diferente, que tal investir em um molho branco simples? Tenho certeza de que a iguaria vai dar uma carinha totalmente nova para sua refeição e ainda vai agradar a todos, afinal de contas é uma opção bem clássica e tradicional.

Ingredientes

  • 2 xícaras (chá) de leite frio
  • 2 colheres (sopa) de manteiga ou margarina
  • 2 dentes de alho picados
  • 1/2 cebola média picada
  • 2 colheres (sopa) de farinha de trigo ou amido de milho
  • 1 tablete de caldo de legumes
  • Sal a gosto

Modo de preparo

  1. Dissolva a farinha de trigo ou amido de milho em 1/2 xícara de leite e reserve.
  2. Em seguida coloque a manteiga ou margarina para aquecer em uma panela e doure o alho e a cebola.
  3. Depois adicione o leite com a farinha ou amido de milho dissolvida, mexa um pouco e acrescente o restante do leite.
  4. Deixe que cozinhe em fogo médio, enquanto mistura, até levantar fervura, então adicione o caldo de legumes, enquanto continua mexendo, até obter um creme homogêneo, lisinho e bem cremoso.

Informações adicionais

Uma boa dica é optar por misturar, processo que deve ocorrer durante todo o processo, o seu molho branco simples com um batedor fuet. Pois além de tornar o processo mais ágil e fácil o utensílio também permite que a massa da mistura fique mais uniforme e lisinha sem grande esforço.

Outra dica legal é para se seu molho empelotar, pois nesse caso basta leva-lo ao liquidificador e bater até ficar homogêneo e na consistência desejada.

  • Tempo médio de preparo: 15 minutos
  • Rendimento médio: 1 porções

Agora que você aprendeu como fazer um molho branco simples e bem tradicional, que tal aprender também como preparar outras receitas de pratos, massas, sobremesas e outras iguarias deliciosas que temos aqui no blog Minhas Receitas? Temos muitas opções que inclusive podem ajudá-lo a variar seu cardápio diário.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.