Molho Branco

Avalie este post

Se você está planejando aquele almoço especial de domingo com a família ou um jantarzinho especial de final de semana com os amigos, sabe que todos os detalhes contam. Então, após escolher o prato principal será preciso pensar também nos acompanhamentos para incrementar essa reunião especial.

Apesar do acompanhamento normalmente fazer parte da culinária básica, a preparação de um acompanhamento como o molho branco, por exemplo, torna o prato mais elaborado e saboroso. Afinal de contas, ele é perfeito para acompanhar várias receitas fabulosas que normalmente são servidas em almoços ou jantares especiais.

Portanto, se você está preparando uma refeição especial onde o prato principal é uma massa, frango ou peixe também deve investir na preparação de um maravilhoso molho branco. Pois, apesar de ser um simples acompanhamento, o molho branco faz toda diferença no sabor do seu prato.

Confira a seguir como fazer um molho branco delicioso, sem muito esforço e ainda bem rapidinho:

Ingredientes

  • 2 xícaras de leite frio
  • 2 colheres (sopa) de farinha de trigo ou amido de milho peneirado
  • 2 colheres (sopa) de manteiga ou margarina
  • 2 dentes de alho picados
  • 1/2 cebola média picada em cubo
  • 1 tablete de caldo de legumes
  • sal a gosto

Modo de Preparo

  1. Em uma tigela dissolva a farinha de trigo em 1/2 xícara de leite e reserve.
  2. Em uma panela, coloque a manteiga ou margarina e doure o alho e a cebola.
  3. Coloque o leite com a farinha, mexa um pouco e coloque o restante do leite.
  4. Após fervura, adicione o caldo de legumes e o sal.
  5. Mexa, constantemente, até ficar cremoso.

Informações adicionais

Durante o preparo é recomendado mexer utilizando um fuet, também conhecido como batedor, pois o utensílio tornará o molho mais homogêneo e liso. Entretanto, caso não possua o utensílio ou por qualquer motivo o molho empelotar, leve-o ao liquidificador e bata até que fique homogêneo e com a consistência desejada.

Também é valido destacar, que caso deseja um molho branco mais forte e grossinho, basta utilizar um pouco mais de farinha de trigo e manteiga, mas com muita cautela para que não fique com uma consistência muito espessa e densa.

  • Tempo médio de preparo: 15 minutos
  • Rendimento: 4 porções

Agora que você aprendeu como fazer molho branco que tal conferir outras receitas incríveis, inclusive de acompanhamentos, do blog Minhas Receitas.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.