Molho Branco

Ad Blocker Detected

Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors. Please consider supporting us by disabling your ad blocker.

Se você está planejando aquele almoço especial de domingo com a família ou um jantarzinho especial de final de semana com os amigos, sabe que todos os detalhes contam. Então, após escolher o prato principal será preciso pensar também nos acompanhamentos para incrementar essa reunião especial.

Apesar do acompanhamento normalmente fazer parte da culinária básica, a preparação de um acompanhamento como o molho branco, por exemplo, torna o prato mais elaborado e saboroso. Afinal de contas, ele é perfeito para acompanhar várias receitas fabulosas que normalmente são servidas em almoços ou jantares especiais.

Portanto, se você está preparando uma refeição especial onde o prato principal é uma massa, frango ou peixe também deve investir na preparação de um maravilhoso molho branco. Pois, apesar de ser um simples acompanhamento, o molho branco faz toda diferença no sabor do seu prato.

Confira a seguir como fazer um molho branco delicioso, sem muito esforço e ainda bem rapidinho:

Ingredientes

  • 2 xícaras de leite frio
  • 2 colheres (sopa) de farinha de trigo ou amido de milho peneirado
  • 2 colheres (sopa) de manteiga ou margarina
  • 2 dentes de alho picados
  • 1/2 cebola média picada em cubo
  • 1 tablete de caldo de legumes
  • sal a gosto

Modo de Preparo

  1. Em uma tigela dissolva a farinha de trigo em 1/2 xícara de leite e reserve.
  2. Em uma panela, coloque a manteiga ou margarina e doure o alho e a cebola.
  3. Coloque o leite com a farinha, mexa um pouco e coloque o restante do leite.
  4. Após fervura, adicione o caldo de legumes e o sal.
  5. Mexa, constantemente, até ficar cremoso.

Informações adicionais

Durante o preparo é recomendado mexer utilizando um fuet, também conhecido como batedor, pois o utensílio tornará o molho mais homogêneo e liso. Entretanto, caso não possua o utensílio ou por qualquer motivo o molho empelotar, leve-o ao liquidificador e bata até que fique homogêneo e com a consistência desejada.

Também é valido destacar, que caso deseja um molho branco mais forte e grossinho, basta utilizar um pouco mais de farinha de trigo e manteiga, mas com muita cautela para que não fique com uma consistência muito espessa e densa.

  • Tempo médio de preparo: 15 minutos
  • Rendimento: 4 porções

Agora que você aprendeu como fazer molho branco que tal conferir outras receitas incríveis, inclusive de acompanhamentos, do blog Minhas Receitas.

Leave a Reply