Panceta Suína

5/5 - (1 vote)

A carne suína é um dos alimentos mais saborosos que existem. Cada corte da carne de porco possui uma característica própria que torna essa proteína incomparável, mas temos que admitir que a panceta suína é um dos alimentos mais saborosos preparados com a carne do porco.

A panceta geralmente é preparada com a barriga do porco, um dos cortes mais saborosos da carne deste animal. Muito consumida em churrascos e outros eventos, esse alimento possui um sabor único e marcante, que se destaca ainda mais com um preparo bem feito.

É muito difícil encontrar uma pessoa que não aprecie o sabor de uma panceta bem preparada. Apesar de não ser um dos cortes de carne bovina, a panceta é um dos pratos mais aguardados de todo evento familiar.

Panceta Suína – Sua História

De origem tradicional italiana, a Panceta Suína é um daqueles pratos que saiu direto da mesa italiana para o mundo todo. O próprio nome do prato é de origem italiana e é usado para se referir ao corte de onde vem o alimento.

Pancetta é a palavra italiana usada para se referir à barriga do porco em geral. Entretanto, é importante trazer a atenção que o preparo deste prato geralmente é feito com a parte mais magra da barriga do porco, e não com as partes gordas.

Aqui no brasil esse alimento muitas vezes está relacionado com o tradicional churrasco brasileiro, ou seja, geralmente a panceta é preparada em churrascos e servida como um dos petiscos, mas existem outras formas de preparar esse prato e garantir bastante sabor.

Na Itália, a Panceta Suína também é usada para preparar molhos e dar sabor a outros alimentos. Isso mostra que existem várias formas de preparar uma boa panceta. Vamos conhecer uma receita de Panceta Suína impecável pronta para deixar seus convidados com água na boca.

Ingredientes

  • 1 barriga suína com couro
  • Sal grosso para cobrir o couro 
  • 1 colher (sopa) de azeite
  • Sal de Parrilla a gosto 
  • Pimenta do reino a gosto
  • 1 colher (chá) de Páprica defumada

Modo de preparo

  1. Faça furos superficiais no couro da barriga.
  2. Cubra todo o couro (somente ele) com bastante sal grosso e leve para a geladeira por 24h.
  1. Retire todo o sal e seque bem o couro com papel toalha.
  1. Passe azeite no lado da carne e esfregue bem.
  1. Tempere com sal, pimenta e páprica.
  1. Leve ao forno preaquecido a 160ºC por 2 horas.
  1. Porcione a peça em fatias de 2 dedos de espessura.
  1. Frite em óleo bem quente até ficar douradinho ou no seu ponto preferido.
  1. Sirva com limão.

Agora que você já aprendeu como fazer essa maravilhosa e simples Panceta Suína, que tal conhecer também outras receitas muito saborosas e práticas que temos aqui no blog Minhas Receitas? Contamos com muitas opções de lanches, guloseimas e outras iguarias deliciosas para deixar seu dia mais gostoso.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.