A receita de hoje é para quando você quer mostrar habilidade na cozinha e surpreender a sua família. Hoje, irei ensinar a fazer uma deliciosa Receita de Panqueca da Rita Lobo, uma maravilha sofisticada e que tem um sabor inesquecível.
Apesar de dar um pouquinho de trabalho, a receita da panqueca da Rita Lobo é um tanto simples de ser feita, basta que você siga o passo a passo abaixo com atenção.
Quem não ama panquecas, não é mesmo? Segundo relatos, esse prato surgiu a cerca de nove mil anos na França. Em inglês Pancake, trata-se de uma espécie de bolo (cake) de frigideira (pan), feito a base de leite, farinha e ovos.
O prato ganhou muita notoriedade no mundo inteiro, e aqui no Brasil não é diferente.
Acredita-se que a primeira panqueca teve origem a partir de um descuido de uma cozinheira. A mulher acabou derramando um pouco de mingau no fogão, que na época, era assado em pedra quente, e mais tarde, preparado em uma chapa redonda feita de ferro sobre o fogo. Foi aí que ela percebeu que a mistura cozinhava rapidamente e possuía um manuseio muito simples.
Há também vários indícios que mostram que as raízes da panqueca que conhecemos hoje estão no pão indiano chapati e nas panquecas chinesas. Porém, os italianos também reivindicam isso, defendendo que elas são especialidade deles.
Enfim, independentemente da origem, o que sabemos é que as panquecas são muito saborosas e combinam com diversas situações, desde um café da manhã nutritivo, até mesmo um jantar mais sofisticado.
Sendo assim, se você deseja aprender a fazer uma ótima receita de Panqueca da Rita Lobo, basta seguir com a sua leitura.
Deixe os ingredientes separados e vamos lá para receita da Panqueca da Rita Lobo.
Conteúdo
Ingredientes Panqueca da Rita Lobo:
Para a massa:
- 1 ½ xícara (chá) de leite
- 1 colher (chá) de sal
- 1 xícara (chá) de farinha de trigo
- 2 ovos
- Manteiga ou óleo para untar a frigideira
Para o molho branco:
- 1 litro de leite gelado
- ½ colher (chá) de sal
- 3 colheres (sopa) de manteiga
- 3 colheres (sopa) de farinha de trigo
- Noz-moscada ralada na hora a gosto
Para o molho de carne:
- 500 g de carne moída
- ½ cebola
- ½ xícara (chá) de água fervente
- ½ colher (chá) de canela em pó
- 1 dente de alho
- 1 colher (sopa) de farinha de trigo
- 2 colheres (sopa) de extrato de tomate
- 2 colheres (sopa) de azeite
- 6 ramos de salsinha
- Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Para a montagem da Panqueca da Rita Lobo:
- ½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado grosso
- Nozes tostadas e picadas a gosto
- Salsinha picada a gosto
Modo de preparo Panqueca da Rita Lobo
Massa da Panqueca da Rita Lobo
Para fazer a massa, junte no liquidificador o leite, o ovo, o sal e a farinha de trigo. Bata tudo até ficar liso. Em seguida, transfira para uma tigela e deixe descansar por cerca de 20 minutos em temperatura ambiente. Enquanto isso, vá preparando o molho.
Depois de deixar a massa descansar, leve uma frigideira antiaderente ao fogo médio. Assim que aquecer, com a ajuda de um papel toalha, espalhe um pouquinho de manteiga para untar o fundo.
Mexa a massa e com uma mão, levante a frigideira, usando a outra para colocar a massa com uma concha no centro da frigideira. Faça movimentos circulares para que a massa cubra toda a frigideira.
Mantenha em fogo médio. Quando as bolhas começarem a aparecer e a panqueca soltar do fundo, vire com a ajuda de uma espátula de silicone para dourar do outro lado.
Transfira para um prato e repita com o restante da massa, lembrando de sempre untar a frigideira a cada disco.
Molho
Leve a manteiga para derreter em fogo médio em uma panela de tamanho mediano. Junte a farinha e mexa vigorosamente com a ajuda de um batedor de arames por cerca de 2 minutos.
Adicione todo o leite de uma única vez, lembrando de misturar bem com o batedor para que a farinha se dissolva. Aumente o fogo e mexa até que ferva.
Assim que ferver, abaixe o fogo, tempere com sal e noz-moscada. Deixe cozinhar por 10 minutos, mexendo sempre com uma espátula de silicone para formar um molho com uma textura mais grossa.
Recheio
Primeiramente, descasque e pique o alho e a cebola. Lave, seque e pique bem fininho a salsinha.
Coloque no fogo médio uma frigideira grande, e assim que aquecer, regue com 1 colher de sopa de azeite, adicionando também a cebola e temperando com uma pitada de sal. Refogue por 2 minutos até murchar.
Coloque o alho e mexa por 1 minuto.
Regue com mais 1 colher de sopa de azeite, distribuindo a carne moída pelo fundo da frigideira. Aumente o fogo e deixe que doure por cerca de 1 minuto, sem mexer para que doure bem.
Agora, tempere com canela, pimenta-do-reino moída e sal a gosto, diminuindo o fogo para médio para refogar por 5 minutos.
Mexa de vez em quando para desmanchar pedaços de carne.
Junte o extrato de tomate e misture. Polvilhe com farinha de trigo e mexa para que o recheio fique mais cremoso.
Regue com água fervente aos poucos, mexendo com a espátula para dissolver os queimadinhos do fundo da panela e o recheio ficar com um aspecto mais úmido.
Apague o fogo, misture a salsinha e leve para uma tigela. Reserve.
Montagem Panqueca da Rita Lobo
Vamos começar a montagem pré-aquecendo o forno a 200°C.
Separe um recipiente e cubra o seu fundo com o molho bechamel.
Para montar a Panqueca da Rita Lobo, coloque 2 colheres de sopa de recheio na extremidade, enrole o disco de massa de forma bem justa para que o recheio não caia.
Coloque as panquecas para o refratário, com a emenda para cima. Regue-as com o molho que sobrou e polvilhe com queijo parmesão.
Leve ao forno por 20 minutos ou até que fiquem gratinadas. Sirva a seguir, polvilhando com as nozes e a salsinha.
Agora que você já aprendeu como fazer essa deliciosa Panqueca da Rita Lobo, que tal conhecer também outras receitas muito saborosas e práticas que temos aqui no blog Minhas Receitas? Contamos com muitas opções de lanches, guloseimas e outras iguarias deliciosas para deixar seu dia mais gostoso.