Panqueca de carne moída

Ad Blocker Detected

Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors. Please consider supporting us by disabling your ad blocker.

A panqueca de carne moída é uma iguaria muito saborosa e popular, pois além de proporcionar uma refeição bem rica e completa, ainda é uma opção bem tradicional e atraente, já que foge das opções clichês.

Eu particularmente adoro panqueca de carne moída, inclusive comi muito durante a minha última gravidez, principalmente porque tinha muita dificuldade de comer outro tipo de carne. Mas é válido lembrar que também é possível investir em outras opções de molho, conforme seu gosto.

Portanto, se você também adora aquela panqueca de carne moída, mas toda vez que tenta fazer acaba se frustrando? Então calma porque eu também já passei por isso, e sei como te ajudar a fazer uma deliciosa panqueca de carne moída sem muito trabalho.

Curtiu? Então é só seguir a receitinha abaixo, segue o passo a passo completo em, que sua panqueca de carne moída será um sucesso, pode acreditar.

Ingredientes

Massa

  • 1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo peneirada
  • 1 xícara (chá) de leite
  • 2 ovos inteiros
  • 4 colheres (sopa) de óleo
  • sal a gosto

Recheio

  • 300 g de carne moída de sua preferência
  • 2 colheres (sopa) de cebola picada ou ralada
  • 1/2 tomate cortado em cubos
  • 1/2 lata de extrato de tomate
  • 1 caixa de creme de leite
  • sal a gosto
  • 400 g de mussarela fatiada
  • queijo ralado a gosto

Modo de Preparo

Massa

  1. Bata os ovos, o leite e o óleo em um liquidificador até se tornar uma mistura homogênea.
  2. Em seguida vá acrescentando, aos poucos, a farinha de trigo e bata até obter uma massa lisinha, homogênea e cremosa.
  3. Depois basta adicionar o sal a massa e misturá-la delicadamente, com o auxílio de uma colher ou espátula, até incorporar em toda a massa.
  4. Agora basta untar uma frigideira ante aderente com um fio de óleo e despejar uma concha da massa de panqueca sobre a mesma.
  5. Então, faça movimentos circulares para que a massa se espalhe por toda a frigideira e espere até assar, começa a soltar do fundo, e vire a massa para assar o outro lado.
  6. Retire a massa de panqueca assada da frigideira e reserve em um prato.
  7. Por fim basta repetir o processo com toda a massa.

Recheio

  1. Coloque o óleo em uma panela para aquecer e doure a cebola.
  2. Em seguida acrescente a carne e deixe fritar até que comece sair água da carne.
  3. Então diminua o fogo e tampe a panela para que a carne cozinhe.
  4. Após a água secar, acrescente o tomate picado e tampe novamente, deixe que ele cozinhe por 3 minutos e somente então misture-o a carne.
  5. Depois acrescente o extrato de tomate, os temperos e deixe cozinhar por mais 10 minutos.
  6. Quando o molho engrossar, desligue o fogo, deixe-o esfriar, acrescente o creme de leite e misture até obter um molho bem homogêneo.
  7. Por fim leve o molho novamente ao fogo, baixo, e deixe cozinhar por mais 5 minutos.
  8. Passado este tempo desligue o fogo e aguarde o molho amornar.

Montagem

  1. Coloque a massa da panqueca sobre uma superfície lisa e recheie-a com uma fatia de mussarela, uma porção de carne e enrole.
  2. Repita esse processo com todas as panquecas e vá colocando-as em uma forma ou refratário untado com azeite e um pouquinho de molho.
  3. Após finalizar, basta despejar sobre as panquecas o restante do molho, polvilhar queijo ralado e leve-las ao forno, preaquecido a 180º C por 15 minutos, para gratinar por cerca de 20 minutos ou até que o queijo esteja completamente derretido.

Informações adicionais

A massa utilizada nesta deliciosa panqueca de carne moída, também pode ser adaptada, ao substituir o sal por açúcar, para fazer uma versão de panqueca doce. Neste caso após adaptar a massa, basta utilizar a criatividade e preparar recheios doces com caldas de chocolate, mel e frutas.

Também é válido reforçar que antes de começar a assar uma porção da massa de panqueca é importante conferir se a frigideira está untada adequadamente com óleo, para evitar que sua panqueca grude ou rasgue, pois é importante a massa deslizar na frigideira.

  • Tempo médio de preparo: 40 minutos
  • Rendimento médio: 10 porções

Agora que você já sabe como fazer essa deliciosa panqueca de carne moída, que tal aprender também outras receitas muito práticas e saborosas que temos aqui no blog Minhas Receitas? Contamos com excelentes opções de pratos, lanches e sobremesas incríveis para deixar seu dia a dia muito mais saboroso.

Leave a Reply