Pão caseiro

Ad Blocker Detected

Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors. Please consider supporting us by disabling your ad blocker.

O pão caseiro é tipo de pão delicioso que apesar de parecer um pouco complexo de preparar vale super apena, pois além de simples, também proporciona um lanche muito mais rico e saboroso. Afinal de contas, tudo feito em casa costuma ser muito mais gostoso e convidativo, principalmente aquele pãozinho bem quentinho.

Isso sem falar no orgulho e prazer pessoal em saber que você vai servir a sua família um pãozinho bem novinho que você mesmo (a) fez aí na sua casa. A como isso é gratificante, ainda mais quando você recebe elogios que não só o deixam mais feliz, como também o enchem de confiança para testar novas receitas.

Portanto, seja porque você quer aprender a fazer um delicioso pão caseiro aí na sua casa, ou vai viajar para um sitio ou cidadezinha do interior e quer poder alimentar esse espírito de lanche especial quentinho e feito na hora, que tal conferir uma receita bem simples que pode ajuda-lo nessa empreitada? Tenho certeza de que você acertar em cheio.

Ingredientes

  • 1 kg de farinha de trigo peneirada
  • 30 g de fermento biológico fresco ou 10 g de fermento biológico seco
  • 4 colheres (sopa) de açúcar
  • 1 colher (sopa) de sal
  • 1 e 1/2 xícara (chá) de leite morno
  • 1/2 xícara (chá) de água morna
  • 1/2 xícara (chá) de óleo
  • 2 ovos inteiros

Modo de Preparo

  1. Misture o fermento e o açúcar em uma tigela grande.
  2. Em seguida acrescente o sal, o leite, a água, o óleo e os ovos e misture até formar uma massa.
  3. Depois vá acrescentando, aos poucos, a farinha de trigo até formar uma massa bem lisinha e macia.
  4. Então sove bem a massa e então deixe-a descansar por aproximadamente 60 minutos, para crescer.
  5. Passado este tempo dívida a massa em três partes iguais, enrole-as e coloque em formas individuais pequenas ou em uma bem grande com um bom espaçamento.
  6. Então deixe que as mesmas descansem até dobrar de volume.
  7. Depois disso leve para assar em forno, preaquecido, em temperatura de 200° C por aproximadamente 30 minutos.
  8. Passado este tempo retire os pães do forno e pincele leite para a casca ficar mais macia.

Informações adicionais

A quantidade de farinha de trigo pode variar um pouco, pois depende do ponto da massa que deve ficar bem macia e lisinha, por isso que o ideal é ir colocando a mesma aos poucos, para que seja possível ir avaliando o ponto certo.

Outro fator importante é sempre respeitar o tempo de descaso da massa e a temperatura do forno, pois caso contrário seu pão caseiro pode não dar certo.

  • Tempo médio de preparo: 90 minutos
  • Rendimento médio: 3 porções

Agora que você já sabe como fazer um delicioso pão caseiro, que tal conhecer também outras receitas muito práticas e saborosas que temos aqui no blog Minhas Receitas? Contamos com muitas opções de pratos e lanches incríveis para deixar seu dia muito mais gostoso.

Leave a Reply