Pão Caseiro

Avalie este post

O pão é um alimento usado em muitas das nossas principais refeições do dia, entretanto, muitas vezes não encontramos uma opção que seja deliciosa e ao mesmo tempo fofinha e macia ou crocante e macia como gostaríamos, então, optamos por fazer nosso pão em casa, afinal de contas o pão caseiro é muito mais gostoso.

Então, se você assim como eu, também não gosta muito do pão vendido perto da sua casa e decidiu investir no preparo caseiro, saiba que a receita de pão caseiro é muito mais prática e fácil do que muitos imaginam, além do mais ela também  permite a certeza da qualidade do alimento que você está ingerindo.

Portanto, sem mais delongas, vamos descobrir como investir no preparo de um pão que por ser totalmente caseiro é muito mais saboroso e proporciona um custo benéfico incrível. Confira a seguir todos os passos de como fazer um pão caseiro bem fofinho e sem muito esforço.

Ingredientes

  • 1 kg de farinha de trigo peneirada
  • 1 e 1/2 xícara de leite morno
  • 1/2 xícara de água morna
  • 1/2 xícara de óleo
  • 4 colheres (sopa) de açúcar
  • 1 colher (sopa) de sal
  • 2 ovos
  • 30g de fermento biológico fresco ou 10g de fermento biológico seco

Modo de Preparo

Durante o tempo de descaso da massa, é importante colocar o forno para pré aquecer, por aproximadamente 15 minutos em 200° C. Vale reforçar que para que o pão caseiro fique perfeito e macio é indispensável respeitar tanto o tempo de descanso da massa quanto as temperaturas orientada na receita.

  1. Em uma tigela grande, dissolva o fermento no açúcar e acrescente o sal, em seguida coloque também os ingredientes líquidos, os ovos e misture muito bem.
  2. Acrescente a farinha, aos poucos, até formar uma massa macia.
  3. Sove bem a massa.
  4. Deixe a massa descansar por aproximadamente 1 hora, para crescer.
  5. Após o crescimento, divida a massa e enrole no formato que desejar.
  6. Coloque nas formas e deixe crescer até dobrar de tamanho.
  7. Leve para assar, em forno preaquecido, por aproximadamente 30 minutos.
  8. Após retirar o pão do forno, basta pincelar leite para a casca ficar mais macia.

Informações adicionais

Uma dica legal para tornar seu pão caseiro ainda mais delicioso é deixá-lo descansando no forno bem baixinho e com a porta entreaberta, assim ele cresce bastante e deixa o processo mais simples e rápido.

Apesar da receita ser de um pão caseiro salgado, é indispensável colocar açúcar, como descrito na receita, pois o açúcar serve de sustento para o fermento, portanto não vai deixar o pão caseiro doce. Até mesmo porque para fazer uma versão de pão caseiro doce é necessário uma quantidade maior de açúcar.

O leite serve para deixar o pão caseiro mais macio e fofinho, mas caso você deseje fazer um pão mais crocante utilize apenas água na sua receita.

  • Tempo médio de preparo: 90 minutos
  • Rendimento: 3 porções

Agora que você aprendeu como fazer pão caseiro, que tal conferir também outras receitas incríveis que temos aqui no blog Minhas Receitas, você vai se surpreender com a variedade de opções de receitas que temos.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.