Pão de beijo

5/5 - (1 vote)

Se você gosta de pão de queijo, vai querer conhecer a dica que eu trouxe hoje. Aprenda uma incrível Receita de Pão de beijo (pão de queijo vegano), ideal para quem está dieta, é vegano, simpatizante ou mesmo que está em busca de uma receita que saia do tradicional.

E não pense que o pão de beijo é uma receita super difícil e complexa de ser feita. Ela leva apenas 1h30 de preparo e rende para até 4 convidados, ideal para você fazer para a sua família.

O pão de beijo é uma receita que conquistou até mesmo aquelas pessoas que não são veganas. Caso você nunca tenha ouvido falar, trata-se de uma versão de “pão de queijo”, isenta de produtos de origem animal e ideal para quem possui intolerância por algum produto que tenha origem animal.

Esse pão de queijo sem lactose que irei ensinar hoje é super simples e utiliza ingredientes que podem ser encontrados de forma fácil e em qualquer supermercado. Talvez você tenha vários deles em sua própria casa.

É também uma receita prática a ser feita, já que você poderá preparar as bolinhas e, mesmo cruas, colocá-las no congelador para assar sempre quando tiver vontade ou receber uma visita inesperada.

O pão de beijo é puro amor e tenho certeza que você vai adorar!

E não se intimide. Mesmo que você seja iniciante na cozinha ou tenha receio de fazer uma receita sozinha, fique tranquila. Ao seguir o passo a passo a seguir com bastante atenção e você conseguirá obter um resultado incrível.

Portanto, siga com a sua leitura e confira como fazer o Pão de beijo, uma versão vegana do tradicional pão de queijo!

Ingredientes para fazer Pão de beijo (pão de queijo vegano):

  • 1 xícara de mandioquinha cozida e amassada
  • 2 xícaras de polvilho doce
  • 1 xícara de polvilho azedo
  • 1 xícara de azeite de oliva
  • 6 colheres de sopa de água
  • 3 colheres de sopa de chia
  • 1 colher de chá de açafrão em pó
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 colher de chá de lemon pepper

Como fazer Pão de beijo (pão de queijo vegano):

Receita de Pão de beijo (pão de queijo vegano) – Passo 1

Separe todos os ingredientes do pão de beijo. Use o lemon pepper que não leve adição de sal (se quiser, prepare seu lemon pepper caseiro), caso o seu tenha sal, não adicione o sal que está na lista.

Dica: uma dica para o cozimento da mandioquinha é assá-la ou cozinhá-la no micro-ondas para que fique sequinha sem adição de água. Depois é só esmagar com garfo e esperar esfriar para aplicar na massa do pãozinho.

Comece misturando todos os ingredientes secos em uma tigela: os polvilhos, as sementes de chia, o açafrão, o sal e o tempero lemon pepper.

Dica: aproveite para preaquecer o forno nos 200ºC (forno alto).

Receita de Pão de beijo (pão de queijo vegano) – Passo 2

Na sequência adicione a mandioquinha, o azeite e a água, começando somente com 4 colheres de sopa de água. Neste momento, é a mão na massa literalmente: mexa a massa com as mãos até que ela forme uma massa homogênea.

Dica: o ponto de umidade da massa pode variar de acordo com alguns fatores como a marca do polvilho e a forma como foi cozida a mandioquinha. Portanto, nesta etapa sugiro não colocar toda a água.

Receita de Pão de beijo (pão de queijo vegano) – Passo 3

Se você perceber que a massa está ainda esfarelenta, acrescente as 2 colheres restantes de água, caso contrário não adicione mais, senão ficará muito mole. A massa desse pão sem queijo ficará assim, muito fácil de trabalhar, como uma massinha de modelar. Você vai amar trabalhar com esta massa! É hora de modelar as bolinhas, comece por dividir a massa em 15 partes iguais.

Receita de Pão de beijo (pão de queijo vegano) – Passo 4

Faça bolinhas com a massa e acomode-as em uma assadeira untada com azeite. Asse em forno preaquecido 200 graus por aproximadamente 30 minutos.

Dica: nesta etapa você poderá separar uma parte e congelar, se preferir!

Receita de Pão de beijo (pão de queijo vegano) – Passo 5

O resultado é uma massa leve e “puxentinha” como a do pão de queijo tradicional e com o sabor leve da mandioquinha.

Receita de Pão de beijo (pão de queijo vegano) – Passo 6

Você também pode variar as sementes do seu pãozinho substituindo a chia por sementes de linhaça, por exemplo! O açafrão pode ser trocado por uma especiaria como cominho, coentro em pó ou uma erva fina do seu gosto.

Receita de Pão de beijo (pão de queijo vegano) – Passo 7

Enquanto o pãozinho assa e perfuma a casa toda, aqueça a água para aquela xícara de chá, monte a mesa e se prepare para se deliciar com o seu pão de beijo (pão de queijo com mandioquinha). Bom apetite!

Agora que você já aprendeu como fazer esse delicioso Pão de beijo, que tal conhecer também outras receitas muito saborosas e práticas que temos aqui no blog Minhas Receitas? Contamos com muitas opções de lanches, guloseimas e outras iguarias deliciosas para deixar seu dia mais gostoso.