Pão de mel

Avalie este post

O pão de mel é um bolo/doce de origem europeia que faz muito sucesso aqui no Brasil, principalmente em festas de aniversário, pois comumente é servido como lembrancinhas comestíveis de eventos empresariais e até mesmo familiares. Isso acontece graças a iguaria ser uma opção muito convidativa, já que leva uma mistura de ingrediente que não o tornam muito doce.

Na minha família, por exemplo, costumamos servir a iguaria em eventos como batizados, festas de aniversários e até mesmo em chá de bebê, pois além de muito bonito e atraente, o pão de mel também deixa um gostinho bem característico e especial na despedida dos convidados.

Portanto, o pão de mel é uma iguaria que pode tanto ser preparado para ser servido como uma guloseima diferente para o seu evento ou simplesmente ser a responsável por garantir uma renda extra a você, afinal de contas você pode preparar e oferecer o quitute para amigos e conhecidos. Gostou das opções? Então confere a receita completa logo abaixo e aprenda a fazer pão de mal.

Ingredientes

Massa

  • Manteiga e farinha de rosca para untar a forma
  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • 1 xícara (chá) de mel
  • 2 colheres (sopa) de manteiga em temperatura ambiente
  • 2 ovos inteiros
  • 3 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1 xícara (chá) de leite
  • 1 colher (sopa) de bicarbonato de sódio
  • 1 colher (chá) de noz moscada
  • 1 colher (chá) de cravo da índia em pó
  • 1 colher (sopa) de canela em pó

Cobertura

  • 200 g de chocolate meio amargo picado
  • 2 colheres (sopa) de manteiga

Modo de Preparo

Antes de iniciar o preparo do pão de mel primeiro unte uma forma com a manteiga e enfarinhe com a farinha de rosca. Depois coloque o forno para preaquecer em temperatura de 180° C.

Massa

  1. Coloque o açúcar, o mel, a manteiga e os ovos na tigela grande da batedeira e bata até formar uma mistura bem homogênea.
  2. Em seguida acrescente, com a batedeira ainda ligada, de maneira alternada o leite e a farinha de trigo. Use a proporção de uma xícara de farinha, para cada ½ xícara de leite.
  3. Após utilizar toda a farinha de trigo e o leite, desligue a batedeira, acrescente o bicarbonato e as especiarias e misture delicadamente com o auxílio de uma colher ou espátula.
  4. Depois basta despejar a massa na forma ou assadeira untada e levar ao forno pré-aquecido para assar  por 15 minutos em temperatura média.
  5. Passado este tempo, abaixe o fogo do forno ao máximo e deixe terminar de assar em fogo baixo por mais 20 minutos ou faça o teste do palito, para se certificar que o bolo está completamente assado.
  6. Retire o bolo do forno, passe uma faca na parte de dentro das laterais da assadeira e aguarde esfriar para desenformar.

Cobertura

  1. Derreta o chocolate junto com a manteiga em banho-maria ou em forno micro-ondas, como achar melhor.
  2. Quando o chocolate estiver completamente derretido reserve.

Montagem

  1. Agora basta espalhar a cobertura sobre toda a superfície do bolo e colocar para secar sobre uma folha de papel manteiga.

Informações adicionais

Agora se você quiser fazer vários mine pão de mel, primeiro corte o bolo no formato desejado ou use mine forminhas já no formato desejado para assar a massa e cubra todas as partes com a cobertura. Mas se este for o caso, será necessário triplicar a quantidade de ingredientes da cobertura.

  • Tempo médio de preparo: 50 minutos
  • Rendimento médio: 10 porções

Agora que você já sabe como fazer pão de mel, que tal conhecer também outras receitas muito práticas e saborosas que temos aqui no blog Minhas Receitas? Contamos com muitas opções de doces, guloseimas e sobremesas incríveis para deixar seu dia muito mais gostoso.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.