Pão de queijo tradicional

3.2/5 - (13 votes)

O pão de queijo tradicional é um quitute de fama internacional, mas que é típico do estado de Minas Gerais. Inclusive a deliciosa iguaria é uma ótima opção para os seus lanches de café da manhã e/ou tarde, pois caí super bem quando servido acompanhado de um delicioso café bem quentinho e passado na hora ou quem sabe até com um chocolate quente especial.

Eu mesma, tenho o costume de fazer essa deliciosa receita de pão de queijo tradicional aqui na minha casa quase toda semana para o café da tarde para reunir o maridão e as crianças em vota da mesa, pois como sei que eles amam essa iguaria, já que comem até lamber os beiços e claro pedem pra eu fazer mais vezes, eu consigo unir um lanche diferente que agrada a todos e ainda juntar a família.

Portanto se você também aprecia um delicioso pão de queijo tradicional daqueles que até da vontade de comer um monte, sem medo ou vergonha de estar exagerando, que tal aproveitar a deixa e aprender a preparar esse delicioso quitute que com toda certeza fará o maior sucesso aí na sua casa também? Curtiu a ideia? Então confere a receitinha completa abaixo, então não perca mais tempo e garanta um lanche especial para sua família.

Ingredientes

  • 1 copo (americano) de água filtrada ou mineral
  • 1 copo (americano) leite
  • 1/2 xícara (chá) de óleo
  • Sal a gosto
  • 800 g de polvilho azedo
  • 100 g de queijo parmesão ralado
  • 2 ovos inteiros

Modo de preparo

  1. Coloque a água em uma panela em fogo alto para ferver e acrescente o leite, o óleo e o sal.
  2. Em seguida adicione o polvilho, misture bem, desligue o fogo e comece a sovar a massa.
  3. Quando a massa estiver morna, acrescente o queijo parmesão, os ovos e misture bem.
  4. Unte as mãos e comece a enrolar bolinhas com cerca de 2 cm de diâmetro.
  5. Depois pasta ir colocando as bolinhas em uma assadeira untada com óleo, deixando um espaço entre elas para crescer.
  6. Asse em forno médio (180º C), preaquecido, por cerca de 40 minutos.

Informações adicionais

Caso a massa fique muito mole e não obtenha o ponto de enrolar, basta acrescentar, aos poucos, um pouco mais de polvilho azedo até que chegue o ponto ideal. Mas tenha atenção para o seu pão de queijo tradicional não ficar com uma massa muito espessa. 

  • Tempo médio de preparo: 60 minutos
  • Rendimento médio: 30 porções

Agora que você já aprendeu como fazer esse maravilhoso e simples pão de queijo tradicional, que tal conhecer também outras receitas muito saborosas e práticas que temos aqui no blog Minhas Receitas? Contamos com muitas opções de lanches, guloseimas e outras iguarias deliciosas para deixar seu dia mais gostoso.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.