Pão de sal feito em casa

Avalie este post

O pãozinho de sal é uma iguaria muito tradicional e popular na vida da maioria dos brasileiros, pois além de garantir um lanche diário bem prático e delicioso a iguaria ainda é bem versátil, já que permite vários tipos de combinações maravilhosas de lanche.

Então, se você adora fazer algum aquele sanduíche caseiro a base de pão de sal aí na sua casa, que tal aprender a fazer um delicioso pãozinho de sal também? Tenho certeza de que o pão de sal feito em casa vai deixar seu lanche muito mais saboroso e especial.

Curtiu a ideia? Então, agora é só conferir a simples e prática receita de pão de sal feito em casa que eu separei para você e se aventurar na cozinha! Tenho certeza de que você vai adorar o resultado, isso sem falar na experiência deliciosa e divertida de fazer o seu pão de sal aí na sua casa.

Ingredientes

  • 30 g de fermento biológico fresco ou 10 g de fermento biológico seco
  • 4 colheres (sopa) de açúcar
  • 1 colher (sopa) de sal
  • 1 e 1/2 xícara (chá) de leite morno
  • 1/2 xícara (chá) de água morna
  • 1/2 xícara (chá) de óleo
  • 2 ovos inteiros
  • 1 kg de farinha de trigo
  • Leite para pincelar.

Modo de preparo

  1. Coloque o açúcar em uma tigela e dissolva o fermento.
  2. Em seguida acrescente o sal, o leite, a água, o óleo e os ovos e misture bem até incorporar completamente.
  3. Depois comece a acrescentar aos poucos a farinha de trigo, enquanto sova, até formar uma massa bem macia.
  4. Sove bem a massa e deixe que descase por cerca de 60 minutos.
  5. Passado este tempo a massa irá crescer bastante, quando isso acontecer divida-a em partes iguais, enrole-as, coloque em uma assadeira, espaçadamente, e deixe descansar mais um pouco até dobrarem de tamanho.
  6. Após a massa crescer, basta levar a assadeira ao forno preaquecido em temperatura de 200° C por cerca de 30 minutos
  7. Ao fim deste tempo, retire os pãezinhos do forno e pincele leite sobre sua superfície para que a casca que mais macia.
  8. Agora basta aguardar amornar e servir.

Informações adicionais

O açúcar é indispensável para fazer o seu pão de sal feito em casa, pois ele tem a finalidade de alimentar o fermento, então não vai deixar seu pão de sal doce, até mesmo porque para fazer uma versão doce precisaria de muito mais açúcar.

Uma dica interessante para que seu pão cresça bastante é deixá-lo descasar dentro do forno ligado bem baixinho com a porta entreaberta, isso ajudará que ele cresça e ainda deixa o processo de preparo do seu pão de sal feito em casa mais rápido.

Agora que você já aprendeu como fazer esse maravilhoso e pão de sal feito em casa, que tal conhecer também outras receitas muito saborosas e práticas que temos aqui no blog Minhas Receitas? Contamos com muitas opções de bolos, pães e guloseimas deliciosas para deixar seu lanche mais gostoso.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.