Pão Sírio

Avalie este post

Pão Sírio: Para você que deseja aprender receitas árabes que são de tirar o fôlego e surpreender os seus convidados, iremos fornecer uma receita de pão sírio que é muito fácil de se fazer. As receitas árabes não são difíceis como as pessoas pensam, existem receitas que podem ser feitas de forma mais simples, que é o caso do pão sírio. Ele teve sua origem há muitos anos atrás, os povos chamados fenícios começaram fazer os pães em suas peregrinações onde andavam muito tempo a cavalo. 

Os pães eram feitos com o mínimo de ingredientes possíveis, para melhor transportá-los e comerem durante suas longas noites. Por isso, eles começaram a fazer os pães em formatos finos de esfihas abertas e a recheá-los com carne moída e cebola.

Logo eles tomaram uma proporção enorme e chegando ao Oriente Médio se tornaram parte dessa cultura. Confira a seguir, a receita de pão sírio que qualquer pessoa consegue realizar. 

Ingredientes para o Pão Sírio: 

  • 2 kg de farinha de trigo
  • 120 g de fermento para pão
  • 4 colheres (chá) de açúcar
  • 4 colheres (chá) de sal
  • 400 ml de azeite de oliva
  • farinha para trabalhar a massa
  • óleo para untar a massa
  • 100 g de gergelim

Modo de Fazer Pão Sírio: 

Coloque a farinha numa tigela grande e faça uma cova no centro. Esfarele dentro o fermento e polvilhe com o açúcar. Divida o sal e o óleo nas bordas da farinha. Regue o fermento com 1 litro de água morna. Mexa o fermento na água até que desmanche.

Amasse formando uma massa. Retire-a da tigela, coloque-a no mármore polvilhado e amasse bem com as mãos. Corte a massa ao meio e forme uma bola com cada pedaço. Coloque cada bola numa tigela polvilhada de farinha e pincele com óleo. Cubra uma das bolas e conserve-a em lugar quente e reserve até que tenha dobrado de volume (cerca de 25 a 30 minutos). Cubra a outra bola e conserve em lugar frio para que não cresça tão depressa. Coloque a bola de massa quente sobre uma superfície polvilhada e forme um rolo.

Divida o rolo em cinco pedaços de tamanhos iguais. Forme uma bola de cada pedaço; polvilhe levemente com farinha, cubra e deixe descansar por 6 ou 8 minutos. Aqueça o forno a 250 graus. Enrole três bolas de massa de forma oval: a massa deve ser tão comprida quanto a forma e com cerca de 1 cm de espessura. Coloque uma ao lado da outra na assadeira untada de óleo. Enrole as duas bolas restantes de forma redonda (cerca de 24 cm de diâmetro) e coloque uma ao lado da outra numa assadeira untada.

Pincele as cinco bolas de massa com água e polvilhe gergelim. Leve à geladeira a assadeira com as bolas redondas. Cubra as três ovais e leve à geladeira por 6 ou 8 minutos. Asse em forno médio por 25 minutos. Retire os pães da assadeira e coloque-os num prato. Leve em seguida a assadeira com as duas bolas ao forno. Repita a operação com a massa reservada fria. 

Informações Adicionais

O que achou da receita de Pão Sírio? Além de ser muito simples de se fazer, existem diversos tipos de recheios e acompanhamentos que você também pode servir durante as refeições para agradar mais ainda os seus convidados. 

Alguns desses acompanhamentos podem ser feitos bem rapidamente, que é o caso da coalhada seca, muito tradicional no Oriente Médio e você pode realizá-la de forma muito fácil e rápida, pois ela utiliza apenas poucos ingredientes que você tem na sua casa e que com certeza farão grande diferença na hora de servir com pão sírio. 

No pão sírio você pode também usar os acompanhamentos brasileiros como requeijão, manteigas e até mesmo alguns molhos. 

É sempre importante você seguir tudo que está escrito no modo de fazer, como pão sírio se trata de uma massa ela deve ser minuciosamente seguida à risca e trabalhada. Mas, não é nenhum bicho de sete cabeças, você poderá ver como é simples conhecer outras culinárias como essa.

Agora que você já aprendeu como fazer esse delicioso pão sírio, que tal conhecer também outras receitas muito saborosas e práticas que temos aqui no blog Minhas Receitas? Contamos com muitas opções de lanches, guloseimas e outras iguarias deliciosas para deixar seu dia mais gostoso.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.