Papas quiméricas da Ana Maria Braga

Avalie este post

Hoje como de costume eu estava acompanhando o programa do Encontro com a Fátima Bernardes que passa pela manhã, até que acabei por me deparar com essa curiosa e diferenciada receita que leva batatas recheadas com queijo e bacon e foi intitulada pela nossa querida apresentadora como papas quiméricas da Ana Maria Braga, eu de cara já achei uma ótima pedida pois aqui em casa todos amam batata e essa receita seria uma novidade por aqui, então logo corri para cozinha e fui fazer essa delicia.

E eu fiquei realmente surpresa com o resultado destas papas quiméricas da Ana Maria Braga, que foram apresentadas hoje no programa, que também me deixaram muito satisfeita, afinal aqui em casa todos amam batata. Claro que no começo fiquei meio insegura de fazer esse prato já de cara assim as pressas, mas fui percebendo que não tem erro basta seguir o passo a passo que vai dar tudo certo e logo logo todos aí na sua casa também vão poder se deliciar com essas incríveis papas quiméricas da Ana Maria Braga.

Então se você assim como eu assistiu ao programa ou quadro culinário, que adora, e também decidiu surpreender a sua família com uma opção de refeição que apesar de simples, também é bem diferente, atraente, suculenta e surpreendente, que tal conferir a receita completa dessas magníficas papas quiméricas Ana Maria Braga? Aproveita que eu anotei tudinho, pra facilitar nossas vidas, e se joga comigo nessa aventura maravilhosa e super suculenta!

Ingredientes

  • 100 g de queijo prato ralado no ralo grosso
  • 100 g de mussarela ralada no ralo grosso
  • 100 g de queijo cremoso
  • Cebolinha verde picada
  • 1 fio de azeite
  • 100 g de bacon picado em cubinhos
  • 2 dentes de alho picadinhos
  • 1 cebola pequena picadinha
  • 750 g de batatas Asterix cozidas e espremidas já frias
  • 1 gema de ovo
  • Sal, pimenta do reino, páprica doce, noz-moscada ralada a gosto
  • 1 clara de ovo levemente batida
  • Parmesão ralado no ralo fino

Modo de preparo

  1. Coloque os queijos e a cebolinha em uma tigela e misture até formar uma massa.
  2. Em seguida divida em 6 porções, faça bolas e então reserve.
  3. Depois coloque o azeite em uma panela para aquecer e doure o bacon.
  4. Então acrescente o alho e a cebola e refogue até murchar, então desligue o fogo, escorra o excesso de gordura e reserve.
  5. Em seguida coloque a batata, a gema, o refogado de bacon, o sal, a pimenta do reino, a páprica e a noz-moscada em uma tigela, misture e leve a geladeira por alguns minutos até firmar.
  6. Após obter a consistência desejada basta dividir a massa em 6 porções e modelar em formato de bolas.
  7. Então é só abra uma cavidade no centro de cada bola e acomodar a mistura de queijo, pincelar o conjunto com a clara, passar no parmesão e colocar em uma assadeira untada com azeite.
  8. Repita o processo com todo a massa e por ultimo leve ao forno alto preaquecido (220ºC) por 20 minutos ou até dourar.
  9. Após retirar do forno é só servir ainda bem quente.

Informações adicionais

Muito cuidado ao adicionar os temperos, sempre é bom dar uma experimentada para não exagerar, pois caso contrario você pode acabar salgando as suas papas quiméricas.

Uma dica da Ana Maria é servir as papas quiméricas com um bife alto grelhado e tomates cereja assados no fogo com azeite.

  • Tempo médio de preparo: 50 minutos
  • Rendimento médio: 6 porções

Agora que você já aprendeu como fazer essa maravilhosa receita de papas quiméricas da Ana Maria Braga, que tal aprender também outras receitas muito práticas e saborosas que temos aqui no blog Minhas Receitas? Contamos com muitas opções de pratos, lanchesguloseimas e sobremesas que além de incríveis, ainda podem ajudá-lo a variar seu cardápio diário.

Reforço que essa receita de papas quiméricas da Ana Maria Braga foi retirada do programa Encontro com Fátima Bernardes de um quadro culinário que mostra nossa querida apresentadora Ana Maria Braga ensinando a preparar receitas incrementalmente deliciosas.

Link da receita na página oficial da apresentadora: https://anamariabraga.globo.com/receita/papas-quimericas-batatas-recheadas-com-queijo-e-bacon/

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.