Parmegiana nordestina com baião de dois da Ana Maria Braga

Avalie este post

Hoje pela manhã acabei me deparando com a parmegiana nordestina com baião de dois da Ana Maria Braga eu estava acompanhando o programa Mais você, como faço todas as manhãs e acabei ficando bastante motivada a testar fazer esse lindo e muito saboroso prato. Então decidi aproveitar que o final de semana está quase aí e resolvi fazer o quitute aqui em casa, ainda mais que eu já estava em duvida sobre o que fazer de diferente, aí essa receita caiu como uma luva.

Fui logo para a cozinha e comecei a arrumar tudo para fazer essa deliciosa parmegiana nordestina com baião de dois da Ana Maria Braga que me deixou tão curiosa, logo de inicio já fui percebendo que não tem segredo algum para fazer esse prato, basta prestar bastante atenção no passo a passo que não tem erro, quando o minha parmegiana nordestina com baião de dois ficou pronta fiquei até surpresa com o resultado, pois ficou muito bom mesmo, todos aqui de casa amaram e comeram até não aguentar mais.

Então se você assim como eu assistiu ao programa e decidiu surpreender a sua família com uma opção de refeição diferente e surpreendente, que tal conferir a receita completa dessa magnifica parmegiana nordestina com baião de dois da Ana Maria Braga? Aproveita que eu anotei tudinho, pra facilitar nossas vidas e bora se jogar nessa aventura!

Ingredientes

Parmegiana nordestina

  • 1 kg de carne seca (de preferência coxão mole)
  • 1/2 litro de leite
  • 250 ml de água
  • 2 ovos ligeiramente batidos com 1/2 xícara (chá) de água e temperados com sal e pimenta-do-reino moída a gosto
  • 3 xícaras (chá) de farinha de rosca
  • Óleo o suficiente para fritar
  • 1 litro de molho de tomate
  • 300 g de queijo coalho ralado ou mussarela ralado
  • 50 g queijo parmesão ralado
  • Mandioca palha e baião de dois para acompanhar

Baião de dois

  • 200 ml de manteiga de garrafa
  • 250 g de linguiça calabresa defumada picada
  • 250 g de carne seca cozida e desfiada
  • 1/2 kg de feijão de corda cozido e escorrido
  • 2 xícaras (chá) de arroz cozido
  • Coentro e cebolinha verde picados a gosto
  • 250 g de queijo de coalho

Modo de preparo

Parmegiana nordestina

  1. Com o auxílio de uma faca bem afiada, corte bifes finos da peça de carne seca a partir da parte larga. Coloque os bifes numa tigela com água e deixe de molho por 6 horas. DICA: durante este período, troque a água 2 vezes. Depois substitua a água por 1/2 litro de leite e deixe de molho mais 2 horas, o que ajuda a amaciar a carne e tirar o sal.
  2. Coloque os bifes numa panela de pressão com a água. Feche a panela e cozinhe por 8 a 10 minutos após pegar pressão. Depois deste tempo, retire a pressão imediatamente.
  3. Seque os bifes e passe-os numa mistura de ovos ligeiramente batidos com água e temperados com sal e pimenta-do-reino moída a gosto. Empane-os na farinha de rosca e aperte bem.
  4. Numa frigideira grande com bastante óleo, frite os bifes até que fiquem dourados dos dois lados. Reserve-os.
  5. Num refratário ou prato, coloque uma camada de molho de tomate, depois uma camada com os bifes de carne seca, cubra com um pouco mais de molho de tomate e salpique o queijo coalho ralado ou mussarela ralado e o queijo parmesão ralado.
  6. Leve ao forno preaquecido a 180ºC por +/15 minutos. Retire do forno e sirva com mandioca palha e baião de dois.

Baião de dois

  1. Numa panela em fogo médio, aqueça um pouco de manteiga de garrafa.
  2. Adicione a linguiça calabresa defumada picada e refogue. Junte a carne seca cozida e desfiada, misture bem e acrescente o feijão de corda cozido e escorrido e misture.
  3. Adicione o arroz cozido, um pouco mais de manteiga de garrafa, tempere com coentro e cebolinha verde picados a gosto.
  4. Por último, incorpore o queijo de coalho, um pouco mais de manteiga de garrafa e misture novamente. Tempere com mais coentro e cebolinha. Sirva quente.

Informações adicionais

você também pode acomodar os bifes (já empanados) numa assadeira untada com óleo e levá-los para assar em forno preaquecido a 180ºC por +/35 minutos.

  • Tempo médio de preparo: 1hrs
  • Rendimento médio: 10 porções

Agora que você já aprendeu como fazer esse maravilhoso e simples mousse rapido de parmegiana nordestina com baião de dois da Ana Maria Braga que tal conhecer também outras receitas muito saborosas e práticas que temos aqui no blog Minhas Receitas? Contamos com muitas opções de doceslanchesguloseimas e outras iguarias deliciosas para deixar seu dia mais gostoso.

Reforço que essa receita de mousse rapido de parmegiana nordestina com baião de dois da Ana Maria Braga foi retirada do programa Mais você de um quadro culinário que mostra  nossa querida apresentadora Ana Maria Braga ensinando a preparar receitas deliciosas.

Link da receita na página oficial da apresentadora: https://anamariabraga.globo.com/receita/parmegiana-nordestina/

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.