Pastel de forno

5/5 - (1 vote)

O pastel de forno ou assado, como também é chamado, é um dos salgadinhos caseiros mais adoráveis e saborosos que eu conheço, pois além de oferecer uma opção menos gorduroso também é muito mais simples e prático de preparar afinal de contas não exige fritura.

Aqui na minha casa por exemplo, quando faço festinha de aniversario para as crianças, sempre que opto salgadinhos fritos tenho que deixá-los prontos antes dos convidados chegarem, por conta do cheiro forte de fritura, já quanto ao pastel assado eu posso prepará-lo e servir ainda quente pois sua finalização é mais simples.

Portanto, se você também está em busca de uma lanche prático e que pode ser servido bem quentinho sem repercussões negativas, pode investir sem medo no pastel de forno, pois além de permitir um preparo mais imediato também é muito gostoso. Curtiu a ideia? Então basta seguir a receitinha logo abaixo.

Ingredientes

  • 3 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 150 g de margarina
  • 1 ovo inteiro
  • 1 colher (chá) de sal
  • 1 colher (sopa) de vinagre
  • 1 gema para pincelar
  • 1 xícara de água morna
  • recheio de sua preferência

Modo de Preparo

Antes de começar a fazer o pastel de forno, primeiro coloque o forno para preaquecer, por 15 minutos em 180° C, e unte uma forma, preferencialmente retangular, com margarina ou manteiga.

  1. Coloque a farinha, a margarina, o ovo, o sal e o vinagre em uma tigela e misture até a massa obter uma massa homogênea.
  2. Em seguida envolva a massa em papel filme ou um saco plástico e deixe na geladeira por 30 minutos.
  3. Depois deste tempo abra a massa em uma superfície plana e enfarinhada, com o auxílio de rolo.
  4. Agora corte a massa, no tamanho e formato desejado, e acrescente o recheio.
  5. Por fim basta fechar os pastéis e pincelá-los com a gema para ficar com uma aparência mais suculenta.
  6. Repita o processo com toda a massa.
  7. Depois coloque-os em uma assadeira ou forma untada e leve para assar em forno médio, preaquecido, por 40 minutos.

Informações adicionais

Para que os pasteis de forno fiquem com o mesmo tamanho é recomendado utilizar um utensílio para corte, caso não possua um cortador específico utilize um copo o pote para dar formato. Lembre-se de ter atenção quanto ao tamanho para que não fique muito pequeno ou grande após recheado e fechado.

  • Tempo médio de preparo: 40 minutos
  • Rendimento médio: 20 porções

Agora que você já aprendeu como fazer esse magnifico pastel de forno, que tal aprender também outras receitas muito práticas e saborosas que temos aqui no blog Minhas Receitas? Contamos com excelentes opções de lanches e petiscos incríveis que podem ajudá-lo a variar seu cardápio.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.