Pavê de Passatempo

Avalie este post

Para você que está em busca de uma receita diferente para preparar para os familiares na próxima reunião de família, aqui vai uma dica incrível. Aprenda a fazer uma ótima Receita de Pavê de Passatempo, uma maravilha que vai te conquistar.

A receita leva apenas 120 minutos de preparo, rendendo até 8 porções, o suficiente para toda a sua casa saborear essa sobremesa incrível.

Bom, provavelmente você já fez, experimentou ou – ao menos – ouviu falar do pavê. Essa é uma sobremesa que já virou tradição aqui no Brasil, principalmente nas datas comemorativas, como natal e reveillon.

Não se sabe bem qual é a origem do pavê, mas o que se sabe é que o seu nome advém do francês “pavage”, que em tradução livre significa algo como “pavimentar” e remete à forma como a receita é montada, ou seja, em camadas.

A base do pavê é desenvolvida com biscoitos do tipo champanhe ou maizena, ou até mesmo massa de bolo, que podem ser embebidas de chocolate derretido ou então de licores, tudo depende de quem está fazendo.

Aliás, essa é uma das coisas mais legais do pavê. A receita é muito versátil e existem inúmeras formas de prepará-la, com ingredientes diversos e variados modos de fazer.

E na receita de hoje, irei ensinar a fazer uma versão com biscoitos, que a criançada vai adorar e os adultos também.

E pra você que não costuma cozinhar e tem medo de ir pra cozinha, não é preciso ficar intimidado com a receita do pavê de passatempo.

Mesmo que tenham várias etapas, a receita não é difícil de ser feita, principalmente se você seguir o passo a passo abaixo com atenção e cuidado.

Portanto, siga com a sua leitura e aprenda a fazer o Pavê de Passatempo!

Ingredientes Pavê de Passatempo

  • 500 ml de leite
  • 1 barra de chocolate meio amargo 100g
  • 1 cx de creme de leite
  • 1 pacote de biscoito passatempo sem recheio
  • 1 cx de leite condensado
  • 1 pacote de biscoito passatempo com recheio
  • 2 gemas de ovos
  • 2 colheres de amido de milho

Modo de preparo Pavê de Passatempo

Para começar, molhe os biscoitos sem recheio com leite líquido. Mas tome cuidado, molhar demais vai fazê-los grudar no prato.

Em uma panela, dissolva o amido de milho com leite e coloque também o leite condensado e as gemas.

Leve ao fogo baixo e fique mexendo sem parar. Assim que engrossar, levante a fervura e desligue o fogo, reservando logo em seguida.

Numa panela diferente, derreta a barra de chocolate em banho maria com um pouquinho de margarina. Assim que derreter, coloque também o creme de leite e não pare de mexer.

Caso ache melhor, coloque também uma colher de pó de chocolate que o creme ficará mais escuro.

Desligue o fogo quando ferver e reserve.

Para montar, faça uma primeira camada fina de creme branco, cubra com biscoitos e coloque mais creme branco. Por cima, coloque também todo o creme de chocolate e – para finalizar – cubra os biscoitos de cobertura.

Coloque para gelar por cerca de 2 horas e pronto, pode servir!

Agora que você já aprendeu como fazer esse delicioso Pavê de Passatempo, que tal conhecer também outras receitas muito saborosas e práticas que temos aqui no blog Minhas Receitas? Contamos com muitas opções de lanches, guloseimas e outras iguarias deliciosas para deixar seu dia mais gostoso.