Picanha na manteiga

Avalie este post

Se você gosta de uma boa carne vermelha, vai adorar a receita que eu trouxe hoje. Aprenda a fazer uma deliciosa Picanha na manteiga, uma verdadeira maravilha que vai te surpreender.

A receita é uma delícia e combina muito bem com um churrasco ou com o almoço em família, além de ser rica em Zinco e Vitaminas B6 e B12.

Ninguém discute que em um churrasco não se pode faltar um corte de picanha. A carne agrada praticamente todo o tipo de paladar, além de ser bem simples de ser preparada.

Porém, nada é tão fácil assim. É muito importante se atentar a algumas características da carne, para assim, conservar as suas propriedades e garantir um churrasco de excelente qualidade.

Para quem aprecia uma boa carne, a picanha costuma estar na lista dos cortes preferidos do boi. Localizada ao lado do contrafilé, a picanha faz parte da alcatra, região onde é retirado o miolo da alcatra e também a maminha.

Bastante marmorizada, a famosa capa de gordura da picanha garante um sabor bem acentuado na carne, e para realçar ainda mais o sabor, é indicado que ela seja temperada apenas com sal grosso.

E de onde vem o nome “Picanha”? Bom, a história mais comum é que essa nomenclatura foi difundida em um restaurante de São Paulo, em meados da década de 50.

O churrasqueiro responsável pelo local respondeu em espanhol “picanã”, nome que se dá a ponta da vara que cutucava os bois na altura da anca, local onde a peça é retirada.

Enfim, agora que você já conhece a história do corte, chegou o momento de aprender a fazer a receita Picanha na manteiga e impressionar a sua família e amigos no próximo churrasco.

Por isso, siga lendo e bom apetite!

Ingredientes Picanha na manteiga

  • 1 picanha com gordura (1 a 1,2 kg)
  • 250 g de manteiga
  • Sal grosso
  • 3 batatas graúdas

Modo de preparo Picanha na manteiga

Tempere a picanha com sal grosso (atenção para o sal grosso: passar sobre toda a peça, em seguida retirar o excesso).

Coloque-a num recipiente (conveniente para ir ao forno) com a gordura para cima.

Com uma faca faça furos verticais em seguida passe toda a manteiga sobre a carne leve ao fogo em temperatura alta.

No meio do preparo adicione as batatas, pré-cozidas cortadas em rodelas grossas, em volta da carne.

Deixar por aproximadamente 1 hora ou quando estiver no ponto que lhe agradar mais.

Sirva acompanhada de arroz branco e farofa.

Agora que você já aprendeu como fazer essa deliciosa Picanha na manteiga, que tal conhecer também outras receitas muito saborosas e práticas que temos aqui no blog Minhas Receitas? Contamos com muitas opções de lanches, guloseimas e outras iguarias deliciosas para deixar seu dia mais gostoso.