Polenta

Avalie este post

A polenta é um prato muito saboroso e característico que é derivado da culinária italiana, mas que já faz parte da nossa gastronomia, principalmente porque já está completamente inserido no gosto e na mesa de muitos brasileiros. Afinal de contas, trata-se de um prato bem simples e tradicional que agrada o paladar de todos que experimentam.

Na minha família por exemplo sempre consumimos polenta em épocas do ano mais frias, desde crianças, pois além de ser uma refeição servida bem quente também satisfaz muito, principalmente porque um de seus ingredientes base é o fubá, sem falar no maravilhoso molho de carne que o deixa o prato mais atraente e vistoso.

Portanto, seja porque bateu uma vontadezinha, nostalgia da infância, ou porque está fazendo frio e a polenta fica ainda mais saborosa nesta época do ano, saber preparar uma boa e bem servida polenta fará toda diferença. Afinal de contas, quem não gosta de polenta? Para te ajudar, separamos essa receita incrível de polenta que vai salvar seu jantar, confere aí.

Ingredientes

  • 2 litros de água
  • 400 g de fubá
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 1 colher (sopa) de sal

Modo de Preparo

  1. Coloque em uma panela grande a água, o sal e a manteiga e leva ao fogo médio até levantar fervura.
  2. Quando iniciar a fervura, acrescente o fubá e mexa até começar a engrossar para que a massa não empelote.
  3. Em seguida tampe a panela e deixe a massa cozinhar por 30 minutos em fogo baixo, misturando de tempos em tempos.
  4. Por fim basta despejar a polenta em um refratário, salpicar com parmesão e cubra com o molho de sua preferência.

Informações adicionais

Caso goste também é valido salpicar por cima do molho um pouco de queijo ralado e levar ao forno para derreter, mais é opcional e depende do sabor do molho escolhido para que a combinação fique saborosa.

  • Tempo médio de preparo: 30 minutos
  • Rendimento médio: 4 porções

Agora que você aprendeu como fazer polenta, que tal conferir também outras receitas muito práticas e saborosas que temos aqui no blog Minhas Receitas? Temos excelentes opções que podem ajudá-lo a variar seu cardápio diário.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.