Pudim de Gianduia da Ana Palácio

Avalie este post

O pudim de Gianduia é uma sobremesa muito saborosa que ficou muito  conhecida após ser eleita como uma das 12 receitas finalista do concurso do programa da Ana Maria Braga ‘O Melhor Pudim do Brasil’ em 2016. Fator que fez com que a iguaria acabasse se tornando uma das versões de pudim mais famosas e apreciadas do país.

Ou seja, dispensa apresentações, já que o prestígio e repercussão foi tanta que a maioria dos brasileiros resolveu testar o preparo da receita. Eu mesma fui uma destas pessoa, pois como já disse aqui antes eu realmente amo pudim, o que me faz não controlar a necessidade de preparar todas as versões da iguaria.

Portanto, se você assim como eu adora pudim ou qualquer sobremesa igualmente saborosa e está em busca de uma opção que fuja da notoriedade ao mesmo tempo em que é admirado e apreciado eu recomendo que teste fazer esse pudim de Gianduia, pois sua fama corresponde as expectativas e com toda certeza vai agrada-lo também.

Ingredientes

Massa

  • 1/2 caixa (395 g) de leite condensado
  • 1 pote de 650 g de creme de chocolate com avelã (Nutella)
  • 4 ovos inteiros
  • 500 ml de leite integral

Calda

  • 2 xícaras (chá) de açúcar
  • 1 xícara (chá) de água filtrada ou mineral

Modo de preparo

O pudim de Gianduia assim como qualquer outra versão da iguaria deve ter seu preparo iniciado pela calda uma vez que a mesma deverá ser colocada na forma antes da massa.

Calda

  1. Coloque o açúcar em uma panela em fogo baixe e deixe derreter completamente.
  2. Em seguida vá acrescentando a água, aos poucos e enquanto mistura, e deixe cozinhar até formar uma calda caramelizada.
  3. Depois despeje a calda em uma forma de pudim, passando uma colher ao redor do interior da forma com a calda.
  4. Então reserve.

Massa

  1. Coloque o leite condensado e o creme de avelã em uma tigela e misture com o auxílio de um batedor fouet até a mistura ficar bem lisinha e homogênea. Então reserve.
  2. Em seguida coloque os ovos em uma tigela e bata até incorporar completamente.
  3. Depois acrescente os ovos batidos a mistura de leite condensado com o creme de avelã e mexa até formar uma mistura homogênea.
  4. Por fim basta ir acrescentando, aos poucos, o leite enquanto mexe com fouet.
  5. Após obter uma mistura bem lisinha e homogênea despeje-a na forma com a calda e cubra a mesma com papel alumínio.
  6. Agora coloque em forma com o pudim de creme de avelã em uma assadeira ou forma maior em banho-maria e leve apara assar em forno em temperatura de 180° C por cerca de 90 minutos.
  7. Passado este tempo retire o pudim de Gianduia do forno, aguarde esfriar e leve ao freezer ou congelador até endurecer, cerca de 4 hora.
  8. Após o tempo de resfriamento, retire da geladeira e desinforme o pudim de Gianduia.

Informações adicionais

Uma dica atraente para desenformar o pudim de Gianduia sem danifica-lo é após passar uma faca sobre as bordas da forma, colocar a mesma sobre uma trepa acessa do seu fogão, em fogo baixo, por 30 segundos antes de vira-lo em um prato.

Agora que você já aprendeu como fazer esse maravilhoso pudim de Gianduia, que tal conhecer também outras receitas muito saborosas e práticas que temos aqui no blog Minhas Receitas? Contamos com opções de pratos, lanches, guloseimas e sobremesas incríveis para deixar seu dia mais gostoso.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.