Purê de batata

Ad Blocker Detected

Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors. Please consider supporting us by disabling your ad blocker.

O purê de batata é uma acompanhamento bem tradicional e comum na nossa culinária, que apesar de muito gostoso e prático é pouco consumido no dia a dia, pois a maioria dos brasileiros não tem o hábito de fazer e servir acompanhamentos no dia a dia. O que é inegavelmente uma questão cultural.

Por exemplo, eu cresci em uma casa onde também não tínhamos o hábito de fazer pratos muito elaborados, mesmo que simples, no dia a dia e até me apaixonar pela arte da culinária, eu não tinha noção de quanto um simples purê de batata poderia fazer diferença aos sabor e apresentação da refeição como um todo. Por isso que prezo muito por ele na minha casa.

Sem falar que o purê de batata é uma ótima opção para acompanhar um peixe, frango ou outra carne grelhada, pois a combinação de sabores realça o sabor da carne. Enfim, percebi que um simples file de frango grelhado quando servido com um purê de batata, um arroz branco e uma salada de alface e tomate já ganha um toque especial.

Portanto se ainda estiver na dúvida te proponho testar fazer esse magnifico purê de batata simples que apesar de não ser muito sofisticado e pomposo, com toda certeza dará a sua refeição um toque especial. Pode confiar, eu garanto! Então, que tal testar essa receita simples e muito saborosa que separei para ajudá-lo nessa possível mudança de hábito.

Ingredientes

  • 400 g de batata inglesa ou outra de sua preferência
  • 2 colheres (sopa) manteiga ou margarina com sal
  • Sal a gosto
  • Pimenta do reino em pó a gosto
  • Cheiro verde a gosto
  • 200 ml de leite

Modo de Preparo

  1. Coloque as batatas para cozinhar em uma panela de pressão, juntamente com água para cobri-las e uma pitada de sal.
  2. Quando as batas estiverem no ponto ideal para amassá-las, tire da panela, escorra a água, deixe esfriar por cerca de 10 minutos, descasque-as, amasse-as em uma tigela grande e reserve.
  3. Em seguida coloque a manteiga para aquecer, em uma panela em fogo médio, e acrescente a batata amassada.
  4. Então abaixe o fogo e misture bem para pegar o sabor da manteiga.
  5. Depois salpique um pouco de sal, a pimenta e aos poucos vá colocando o leite.
  6. Misture até começar a formar uma massa cremosa, então desligue o fogo e despeje em uma travessa ou tigela.
  7. Por fim basta acrescentar  o cheiro verde e misturar até incorporá-lo completamente.
  8. Agora basta servir.

Informações adicionais

Caso deseje um purê de batata  mais incrementado e que chame mais atenção, basta cobri-lo com queijo ralado e levar ao forno por 10 minutos para gratinar. O que além de incrementar o prato também garante um sabor diferenciado. Caso opte pela versão com queijo gratinado, sugiro que tenha atenção com a quantidade de sal, pois o queijo costuma salgar os alimentos.

  • Tempo médio de preparo: 30 minutos
  • Rendimento médio: 1 porção

Agora que você já aprendeu como fazer um purê de batata maravilhoso e bem cremoso, que tal conhecer também outras receitas muito saborosas e práticas que temos aqui no blog Minhas Receitas? Contamos com muitas opções de pratos, acompanhamentos e sobremesas deliciosas para deixar seu dia mais gostoso.

Leave a Reply