Queijo de Mandioca

Avalie este post

O queijo de mandioca que vamos lhe mostrar hoje, ou mandioqueijo, é uma alternativa mais saudável, barata, simples e sem lactose para você que ama queijos mas não pode consumir aqueles cheios da mesma. O queijo de mandioca pode ser usado como acompanhamento para seus sanduíches, outras receitas como lasanhas veganas, entre muitos outros pratos que valorizam o lado mais light da culinária. Além de ser uma delícia e completamente brasileira, a mandioca, ou macaxeira, também traz diversos benefícios quando adicionada à suas receitas, essa alternativa pode trazer bons resultados para sua saúde como:

  • Muitos carboidratos que fornecem energia ao nosso corpo, porém tome cuidado com o excesso de consumo.
  • Contém cálcio, que fortalece os ossos e também o fósforo, que ajuda a fortalecer nossos músculos e órgãos.
  • Ajuda também na saúde intestinal por conter amidos.

E aí, está convencido que a mandioca é uma boa alternativa para dizer adeus à lactose? Se sim, essa receita de queijo de mandioca vai ter surpreender com o quão simples mas saborosa ela é.

Receita de Queijo de Mandioca

Ingredientes:

  • 3 xícaras (chá) de purê de mandioca; 
  • 1 xícara (chá) de polvilho doce;
  • 1 xícara (chá) de polvilho azedo;
  • 1/2 xícara (chá) de óleo de canola; 
  • 1 colher (chá) de sal; 
  • Suco de ½ limão; 
  • 2 xícaras (chá) de água.

Modo de Preparo:

Em uma panela de pressão cozinhe  a mandioca, até que fique bem mole. Reserve duas xícaras de água do  cozimento da mandioca. Amasse a mandioca com um garfo e leve para o liquidificador. Acrescente  o polvilho doce, o polvilho azedo, o óleo de canola, o sal, a água do cozimento, e o suco de limão. 

Bata bem até obter uma mistura  bem homogênea. Leve a mistura  para o fogo por 8 minutos e siga  sempre mexendo, porém não deixe ferver. Disponha a mistura em uma  recipiente de sua escolha para dar o formato do queijo. Leve para a  geladeira até endurecer um pouco. Retire da geladeira e desenforme o queijo.

Qual o benefício de fazer queijo caseiro?

Além de poder usar os ingredientes de sua escolha, como a mandioca em vez da lactose, poder fazer suas próprias iguarias em casa trazem vantagens. Evita que haja sal em excesso, que pode trazer malefícios para sua saúde, evita também um desperdício desnecessário de comida que muitas vezes pode ser evitado, ajuda você a economizar, comer melhor e se sentir bem. 

Além de tudo isso, cozinhar em casa pode ser um hobby muito relaxante, ainda mais durante o período em que vivemos. Outro benefício do queijo caseiro é ajudar a emagrecer e evitar colesterol alto assim como ajuda seu intestino a funcionar melhor, e isso vale ainda mais para nossa receita de queijo de mandioca super light.
Agora que você já aprendeu como fazer esse delicioso Queijo de Mandioca, que tal conhecer também outras receitas muito saborosas e práticas que temos aqui no blog Minhas Receitas? Contamos com muitas opções de lanches, guloseimas e outras iguarias deliciosas para deixar seu dia mais gostoso.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.