Queijo mussarela industrial

3.1/5 - (12 votes)

O queijo mussarela industrial é um delicioso queijo que além de ser muito saboroso ele ainda é divertido e pratico de ser feito, sem falara que é uma ótima opção para um café da tarde acompanhado de um cafezinho junto de um bom bate papo com os amigos e familiares.

Eu fiz essa receita algumas vezes e todas foram um arraso, mas a primeira vez em que eu a fiz junto da minha avó eu acabei ficando meio insegura e nervosa, pois é necessário bastante atenção para fazer o queijo mussarela industrial e eu acabei ficando com medo de não ficar gostoso como o da minha avó, sem falar que no dia a casa estava cheia, então todos iam provar do queijo, mas conforme minha vó foi  me explicando o passo a passo acabei percebendo que não tem erro, foi só seguir a risca que deu tudo certo e todos ficaram apaixonados com essa delicia.

Portanto se você também aprecia um delicioso queijo mussarela industrial daqueles que até de vontade de comer um monte, sem medo ou vergonha de estar exagerando, que tal aproveitar a deixa e aprender a preparar esse delicioso quitute que com toda certeza fará o maior sucesso aí na sua casa? Curtiu a ideia? Então confere a receitinha completa abaixo e não perca mais tempo e garanta um lanche especial.

Ingredientes

  • 1 1/2 colher (chá) de ácido cítrico
  • 1/4 colher (chá) de coalho líquido
  • 180 ml de água fria
  • 3,75 litros de leite integral pasteurizado (não use UHT)

Modo de preparo

  1. Misture o ácido cítrico com 120 ml de água fria em um copo e então reserve.
  2. Depois misture o coalho liquido com 60 ml de água fria em outro copo e então reserve.
  3. Em seguida coloque o leite em uma panela grande e leve a fogo baixo.
  4. Então junte o ácido cítrico, misture bem e deixe esquentar até atingir uma temperatura de 32º C.
  5. Apague o fogo, adicione o coalho líquido aos poucos, mexa por alguns segundos, tampe a panela e deixe descansar por 10 minutos.
  6. Após esse tempo haverá uma separação entre a coalhada e o soro. Se ainda estiver muito mole, deixe descansar por mais alguns minutos.
  7. Depois corte a coalhada em cubos pequenos ainda dentro da panela e misture bem, mas sem quebrar os cubos.
  8. Então aqueça até atingir uma temperatura de 43ºC, separe a coalhada do soro com a ajuda de um escorredor e devolva o soro a panela.
  9. Em seguida aqueça o soro até uma temperatura de 85º C.
  10. Enquanto isso, coloque luvas descartáveis e pegue um pouco de coalhada e mergulhe no soro quente por 10 segundos.
  11. Passado este tempo retire e sove bem, estique e mergulhe novamente no soro. Repita o processo até o queijo ficar bem macio e elástico.
  12. Por fim basta modelar o queijo e deixe esfriar.
  13. Mantenha o queijo na geladeira até a hora de servir.

Informações adicionais

Caso queira você também pode usar uma batedeira com gancho e bater um pouco, ao invés de esticar com as mãos a massa quente.

Agora que você já aprendeu como fazer esse maravilhoso e simples queijo mussarela industrial, que tal conhecer também outras receitas muito saborosas e práticas que temos aqui no blog Minhas Receitas? Contamos com muitas opções de petiscos, lanches, guloseimas e outras iguarias deliciosas para deixar seu dia mais gostoso.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.