Porchetta

5/5 - (2 votes)

Nada como uma deliciosa Porchetta para saborear no almoço de domingo, né? Hmmm! É de dar água na boca, já fico com fome só de pensar! Hoje vamos te ensinar o passo a passo para preparar essa receita com os melhores temperos! 

Fique ligado, porque essa receita é uma verdadeira delícia! Mas antes, que tal ouvir um pouco da história dessa receita? 

Porchetta – sua história

Não sabemos ao certo sua origem, porém há indícios que é uma receita preparada há milhares de anos, porém, sabemos que há anos atrás, o povo italiano cozinhava essa receita usando uma peça inteira de porco, que ficava assando por longas horas, geralmente dias, até que ficasse no ponto certo para ser consumida.

Há quem diga que essa receita era uma das preferidas do Imperador romano Nero. Os anos foram passando, a tecnologia avançando e a culinária italiana foi se desenvolvendo, junto disso, a receita recebeu seu atual nome e Ariccia, cidade que fica a cerca de 25 km de Roma, virou referência mundial dessa receita e, mesmo assim, ainda é difícil encontrar o embutido dessa iguaria pela Itália.

Até os dias atuais, o preparo dessa carne deve ser feito de forma totalmente artesanal, da mesma forma que era preparada na época mais antiga, temperando a carne com bons temperos, amarrando-a no barbante, respeitando seu tempo de cozimento, mantendo assim sua essência. 

Na Itália, geralmente essa carne é servida com alguns sanduíches, como um delicioso embutido, que no caso para nós, seria como um salame, um presunto, uma linguiça, dentre outros embutidos.

Essa é uma deliciosa receita para ser provada por pessoas que têm admiração e gostam de conhecer um pouco mais de história. Provar essa iguaria histórica, pode te fazer mais perto da culinária antiga! Sem contar que deve ser um prato extremamente delicioso. 

Ingredientes

  • 10 dentes de alho picados 
  • 100ml de cachaça 
  • 200ml de suco de limão 
  • 100ml de vinagre balsâmico 
  • Pimenta do reino a gosto
  • Pimenta calabresa a gosto 
  • Erva doce em grãos 
  • Alecrim a gosto 
  • Sal a gosto

Modo de preparo

1. Misture todos os temperos e esfregue na porchetta. Coloque ela em uma assadeira bem grande e fure toda a carne com uma faca. 

2. Despeje a cachaça, o suco de limão, o vinagre balsâmico, cubra com plástico filme e leve à geladeira por 24 horas. 

3. Retire da geladeira e transfira para uma tábua, a porchetta com a gordura para baixo. Distribua a linguiça debulhada, enrole no sentido do comprimento e amarre com barbante culinário. 

4. Retire do forno, coloque em uma grade sobre uma assadeira com água e leve ao forno novamente por mais 40 minutos. 

5. Retire do forno, despeje com cuidado óleo quente em cima do couro da porchetta assada para pururucar. Sirva em seguida.

Agora que você já aprendeu como fazer essa maravilhosa e simples Porchetta, que tal conhecer também outras receitas muito saborosas e práticas que temos aqui no blog Minhas Receitas? Contamos com muitas opções de lanches, guloseimas e outras iguarias deliciosas para deixar seu dia mais gostoso.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.