Ricota caseira e sem lactose

Avalie este post

Ricota caseira e sem lactose: a ricota é uma subprodução de queijos, que vem de outros queijos, normalmente aqueles brancos. Ela tem a vantagem de ter menos gordura e é preparada com o soro dos queijos antes mencionados. Sua textura é caracteristicamente mole, chegando até mais perto de um creme de queijo como o requeijão que um queijo comum. 

Por ser feita de soro, a ricota acaba sendo mais nutritiva que a maioria dos outros queijos, tendo mais proteínas. Apesar de ser rica em proteínas, a ricota comum, como todo outro queijo comprado, infelizmente contém um alto teor de lactose que muitos devem evitar para sua saúde, ou simplesmente por opção própria. 

E temos que admitir que qualquer produto sem lactose comprado ainda é uma fortuna, não é mesmo? Se você precisa de uma alternativa ainda mais saudável e barata e rápida, você veio no lugar certo! Nossa ricota caseira e sem lactose e ajuda você a economizar sem perder a essência dessa iguaria italiana.

Receita de Ricota caseira e sem lactose

Ingredientes:

  • 3 litros de leite semidesnatado sem lactose; 
  • 18 colheres (sopa) de suco de limão natural; 
  • 1 pitada de sal.

Modo de preparo:

Esprema os limões e reserve o  suco. Coloque o leite em uma panela e leve ao fogo. Deixe aquecer até  atingir cerca de 90ºC, mas antes de ferver.  Acrescente uma pitada de sal e  mexa bem. Retire o leite do fogo, adicione o suco de limão e mexa até coalhar o leite, reserve e deixe descansar por 1 hora. 

Cubra a panela com um pano fininho e deixe  escorrer sobre uma tigela por mais 1 hora. Separe o que sobrou no tecido e esprema bem.  Acomode a ricota em um pote ou forma de sua preferência e pressione  para dar o formato desejado. Leve para a geladeira por cerca de 2 horas. Desenforme a ricota caseira e sem lactose sobre um prato e sirva em seguida.

Porque o queijo de ricota é tão saudável?

A ricota, como mencionado antes, é feita do soro de outros queijos como o provolone. Esse soro contém um alto teor de proteínas que são positivas para a saúde humana, contendo em si cálcio, vitamina A e fósforo. 

Ou seja, podem ajudar a fortalecer nossos dentes e ossos, além de ajudar a fortalecer e ganhar uma massa muscular maior. É uma boa alternativa ao requeijão ou manteiga quando você quiser comer pães com um acompanhamento no seu café da manhã ou tarde. Nossa receita de Ricota caseira e sem lactose tem todas essas vantagens e ainda é mais simples de fazer que a ricota original, sem perder aquele gosto saboroso dela. 

Vale notar também que além do processo simples, você economiza mais fazendo em casa a sua ricota caseira e sem lactose!
Agora que você já aprendeu como fazer essa deliciosa Ricota caseira sem lactose, que tal conhecer também outras receitas muito saborosas e práticas que temos aqui no blog Minhas Receitas? Contamos com muitas opções de lanches, guloseimas e outras iguarias deliciosas para deixar seu dia mais gostoso.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.