Risoto de abobrinha

Avalie este post

Se você gosta de Risoto, vai adorar a dica que eu trouxe hoje. Aprenda a fazer um incrível Risoto de abobrinha, uma receita saudável e super deliciosa para fazer no almoço de família.

Além do sabor, a receita também é ótima para a manutenção da nossa saúde, sendo um prato riquíssimo em Vitaminas B. Para quem é vegetariano então, é uma receita incrível.

A abobrinha é um vegetal pertencente à família das cucurbitáceas, como também acontece com a melancia, o pepino e a abóbora. Sua origem remete ao continente americano, principalmente no Peru e no sul dos Estados Unidos. Aqui no Brasil, e mais comum encontrar a chamada abobrinha paulista, que possui uma cor verde mais intensa.

Os nutrientes que a abobrinha possui são muitos, mas os que mais se destacam são os carotenóides,  vitaminas E, A e C  e os minerais, como o zinco, o cobre, o manganês e o selênio.

Com um índice baixo de calorias, uma abobrinha italiana (de 100g) conta com poucas calorias, cerca de 1 g de proteína, 4 g de carboidratos e 1,4g de fibras. No caso da abobrinha paulista, a mesma quantidade apresenta 31 calorias, 2,6g de fibras, 0,6 g de proteína e 7,9 de carboidratos.

Enfim, independentemente da abobrinha que você escolher, uma coisa é certa: ela é um alimento para quem busca uma dieta equilibrada, quer manter o peso e afastar o risco de desenvolvimento de algumas doenças mais sérias. 

E com o Risoto de abobrinha, você une todos esses benefícios para a saúde com um sabor incrível e que vai conquistar todos os paladares dos seus convidados.

Para aprender a fazer o Risoto de abobrinha, siga com a sua leitura!

Ingredientes Risoto de abobrinha

  • 1 dente de alho médio
  • 1 cebola picada média
  • 2 abobrinhas italiana tamanho médio
  • 2 xícaras de chá de arroz branco de boa qualidade
  • 1/2 xícara de chá de vinho branco seco
  • 2 colheres de chá de azeite de oliva
  • 1 colher rasa de sopa de manteiga
  • 1 caldo de legumes dissolvido em uma xícara de chá de agua fervente
  • 2 colheres de sopa de parmesão ralado na hora
  • 3 xícaras de chá de agua fervente
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • 2 colheres de sopa de salsinha e cebolinha

Modo de preparo Risoto de abobrinha

Na panela coloque o azeite de oliva frite o alho já picadinho juntamente com a cebola picada, deixe dar uma leve douradinha.

Depois acrescente a abobrinha cortada em cubos não muito pequenos, deixe dar uma refogada sem cozinhar e então coloque o arroz lavado e escorrido.

Acrescente o caldo de legumes e o restante da água fervente, mexendo sempre.

Acrescente o sal, a pimenta-do-reino e o vinho branco, não pare de mexer e prove o arroz para sentir se ele está cozido.

O arroz precisa estar macio e al dente para estar no ponto certo, se ele chegou neste estágio é hora de acrescentar a manteiga, o queijo ralado e por último a salsinha e cebolinha.

Sirva imediatamente.

Agora que você já aprendeu como fazer esse delicioso Risoto de abobrinha, que tal conhecer também outras receitas muito saborosas e práticas que temos aqui no blog Minhas Receitas? Contamos com muitas opções de lanches, guloseimas e outras iguarias deliciosas para deixar seu dia mais gostoso.