Sagu de vinho

Avalie este post

O sagu de vinho é uma sobremesa exótica típica da Serra Gaúcha, na região Sul do Brasil. A iguaria é muito atraente e charmosa na região devido ao seu clima mais ameno e/ou friozinho. Além disso, o sagu de vinho também é uma sobremesa muito fácil e prática de ser preparada.

Mas, vale destacar, que o sagu de vinho também é encontrado em muitas outras regiões, principalmente em épocas mais amenas e/ou frias, como em festas juninas ou julinas, quando ele é muito consumido em todo o país.

Portanto, se está fazendo aquele friozinho na sua cidade e/ou simplesmente de deu aquela vontade de comer essa sobremesa excêntrica, que tal prepará-la você mesmo? Pois além de simples, o sagu de vinho também é muito fácil de fazer, veja a receitinha completa logo abaixo.

Ingredientes

  • 2 xícaras (chá) de sagu
  • 4 xícaras (chá) de vinho tinto
  • açúcar a gosto
  • 6 xícaras (chá) de água

Modo de Preparo

  1. Primeiro coloque o sagu em uma tigela com a água e deixe de molho por 15 minutos.
  2. Agora escorra a água e coloque o sagu para ferver por cerca de 15 minutos com as 5 xícaras de água, mexa durante todo o processo.
  3. Passado este tempo ou assim que as bolinhas do sagu começarem a ficar transparentes, escorra o sagu e lave em água corrente para eliminar a textura gosmenta gerada devido ao cozimento.
  4. Em seguida, deixe escorrer um pouco.
  5. Enquanto isso, coloque em uma panela, em fogo médio, o vinho, o açúcar e 1 xícara de água.
  6. Quando começar a ferver, acrescente o sagu e deixe cozinhar por aproximadamente 15 minutos ou até todas as bolas ficarem transparentes.
  7. Por fim, despeje o sagu de vinho em um recipiente e deixe esfriar.

Informações adicionais

É valido ter muita atenção quanto ao cozimento do sagu, pois mesmo após desligar o fogo o sagu tende a continuar cozinhando, por isso é importante no fina do processo abaixar o fogo ou desligá-lo, dependendo do tipo de panela utilizada, e deixar terminar o cozimento naturalmente.

  • Tempo médio de preparo: 45 minutos
  • Rendimento: 1 porção

Agora que você já aprendeu como fazer sagu de vinho, que tal conferir também outras receitas muito saborosas que temos aqui no blog Minhas Receitas? Contamos com excelentes opções muito atraentes e versáteis para você poder variar seu cardápio.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.