Salada de bacalhau

Ad Blocker Detected

Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors. Please consider supporting us by disabling your ad blocker.

A salada de bacalhau é uma iguaria deliciosa e que também é super fácil de preparar. Isso sem falar que pode ser servida tanto como um magnifico acompanhamento ou entrada como também pode ser o prato principal da sua refeição, dependendo apenas do seu gosto e necessidade.

Na casa da minha sogra, por exemplo, ela adora preparar essa magnifica salada de bacalhau como prato principal, já na casa da minha tia, ela normalmente serve como uma entrada ou acompanhamento. Isso acontece porque a iguaria é bem leve e saborosa, o que permite variações incríveis.

Portanto se você está querendo fazer uma deliciosa salada de bacalhau para servir naquele jantarzinho ou almoço especial que você está preparando para a sua família ou amigos íntimos tenho certeza de que com essa receita incrível não tem erro. Então agora é só conferir abaixo e seguir a receita e garantir o sucesso do seu evento.

Ingredientes

  • 200 g de bacalhau
  • 2 batatas grandes descascadas e cortada em cubos
  • 1 cenoura cortada em rodelas
  • 15 ovinhos de codorna
  • Ervilha fresca e cozidas a
  • 1 pimentão vermelho cortado em rodelas
  • 1 cebola média cortada em rodelas
  • 1 dente de alho pequeno fatiado
  • Cheiro verde a gosto
  • Azeite a gosto
  • Vinagre a gosto
  • Orégano a gosto
  • Sal a gosto

Modo de Preparo

  1. Coloque o bacalhau para dessalgar de um dia para o outro em uma bacia com água fria, troque essa água pelo menos três vez durante o processo.
  2. Coloque as batatas e a cenoura para cozinhar, pode ser juntas.
  3. Cozinhe também os ovos de codorna e as ervilhas, separadamente.
  4. Enquanto isso tire o bacalhau da água, utilizada para dessalgá-lo, escorra e desfie.
  5. Em seguida coloque um fio de azeite em uma panela pequena, refogue o bacalhau desfiado e reserve
  6. Refogue também, mas separadamente, o pimentão e reserve.
  7. Agora basta refogar a cebola e o alho, juntos, em um fio de azeite.
  8. Faça um tempero com vinagre, sal, orégano e um pouquinho de azeite e reserve.

Montagem

  1. Coloque em uma travessa os ingredientes nesta ordem: batatas, cenouras, pimentão, bacalhau, e o refogado de alho e cebola.
  2. Em seguida misture um pouco até incorporar todos os ingredientes, acrescente as ervilhas e misture novamente.
  3. Então, basta decorar com os ovinhos de codorna partidos ao meio e o cheiro verde.
  4. Por fim é só despejar o tempero de maneira uniforme sobre a salada de bacalhau e deixar descansar para apurar.

Informações adicionais

Caso seja do seu gosto também é válido acrescentar azeitonas e/ou pimenta calabresa a sua salada de bacalhau, assim sua salada ficará mas completa e um pouquinho picante.

Uma boa dica para dessalgar o bacalhau é colocá-lo em uma panela com égua o suficiente para cobri-lo junto com 3 ou 4 colheres de sal, isso mesmo sal. Depois basta levar a panela ao fogo e deixe cozinhar por 15 minutos ou até que se forme uma espuma branca no topo da panela. Então desligue o fogo e deixe o bacalhau de molho nesta panela por mais 2 minutos. Passado este tempo basta escorrer e lavar o bacalhau até sair todo o sal.

Também é interessante colocar o bacalhau de molho em leite por 2 horas antes do preparo, assim além de dessalgar o peixe você ainda o deixa mais macio para o preparo.

Agora que você já aprendeu como fazer uma deliciosa salada de bacalhau, que tal conhecer também outras receitas muito saborosas e práticas que temos aqui no blog Minhas Receitas? Contamos com opções de pratos, lanches, guloseimas e sobremesas incríveis para deixar seu dia mais gostoso.

Leave a Reply