Salmão com molho de Alcaparras

Avalie este post

Você é aquele tipo de pessoa que tem o peixe como um dos seus pratos preferidos? Então a receita de hoje é perfeita para você! Aprenda a fazer um delicioso Salmão com molho de Alcaparras que vai cair super bem em um jantar em família.

Além de saboroso, o Salmão com molho de Alcaparras também é super saudável, sendo rico em vitaminas D e ajudando na absorção de cálcio e no fortalecimento do sistema imunológico.

Você sabe o que são as alcaparras? Vai descobrir agora.

As alcaparras são de origem Mediterrânea e desde os tempos da Grécia Antiga são utilizadas como calmantes, ótimas para a saúde mental.

Esse broto floral é imensamente utilizado na culinária, inclusive na alta gastronomia, principalmente na preparação de peixes – como veremos hoje – e carnes leves.

O seu sabor se assemelha muito à azeitona convencional, e como ela, a alcaparra também cresce em regiões quentes e com clima árido. Apesar de ter o sabor semelhante, o aroma da alcaparra é inconfundível.

É bem importante lembrar que as alcaparras não são servidas ou utilizadas frescas, sendo fundamental deixá-las em conserva por um período curto de tempo, o que é o suficiente para liberar todo o frescor e também o seu aroma.

As alcaparras podem ser consumidas de maneiras diferentes, utilizando o ingrediente e o botão em temperos ou então de outro jeito, usando o broto com o arbusto, que combina bem para decorar drinks mais sofisticados, como o dry martini.

Além disso, também é possível consumir alcaparras como forma de acompanhamento de determinados pratos, como o atum, vitelas e steak tartare.

Também é possível encontrar esse ingrediente em óleo, aplicando na construção de pratos frescos e leves.

Ingredientes Salmão com molho de Alcaparras

  • 1 posta de salmão de 1 kg
  • 1 dente de alho amassado
  • Azeite, suco de limão, alecrim, sal a gosto
  • Rodelas de batata pré-cozidas
  • Molho:
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 4 colheres de sopa de alcaparras
  • Salsinha a gosto

Modo de preparo Salmão com molho de Alcaparras

Tempere o salmão com o suco de limão, o alho, o alecrim e o sal.

Deixe descansar na geladeira por 30 minutos.

Numa travessa untada coloque as rodelas de batata e o salmão.

Regue com azeite e leve para assar por 30 minutos coberto com papel alumínio.

Retire o papel e deixe dourar.

Molho

Em uma frigideira aqueça a manteiga e o azeite, coloque as alcaparras escorridas e lavadas (elas são muito salgadas) a salsinha e desligue.

Retire o salmão do forno.

Cubra com o molho e sirva.

Agora que você já aprendeu como fazer esse delicioso Salmão com molho de Alcaparras, que tal conhecer também outras receitas muito saborosas e práticas que temos aqui no blog Minhas Receitas? Contamos com muitas opções de lanches, guloseimas e outras iguarias deliciosas para deixar seu dia mais gostoso.