Sardela com sardinhas

Avalie este post

Que tal aprender a fazer uma receita incrível para acompanhar o seu lanche da tarde? Hoje vou ensinar uma opção que é fácil de ser feita, saudável e muito gostosa. Aprenda a fazer uma deliciosa Sardela com sardinhas e surpreenda a sua família.

A receita leva cerca de 25 minutos para ficar pronta, rendendo 1 porção que é uma verdadeira maravilha.

Você sabe o que é a sardela? De origem italiana, ela era preparada pelos imigrantes que chegaram à cidade de São Paulo, que acabaram trazendo uma forma adaptada da receita original da Itália.

A receita original, caso você não saiba, é preparada com um alevino – que também é chamado de sardela – levando páprica doce, picante, azeite e também sementes de erva-doce.

E como os os imigrantes do começo do século XX não tinham acesso fácil à páprica (que se trata do pimentão seco em pó), e muito menos ao alevino sardela de origem, eles criaram essa adaptação brasileira, que é saborosa e matava a saudade de sardela que os imigrantes tinham.

A sardela é bem versátil e permite que você possa saboreá-la de várias formas diferentes. Você pode servir com pão italiano, ou mesmo com um pão francês ou de forma. E para aqueles que querem um lanche ainda mais leve, biscoitos de água e sal também combinam bem com a sardela.

Vale destacar também que, por ser feita de sardinha, essa receita que irei ensinar hoje traz diversos benefícios para a saúde.

Caso você não saiba, a sardinha é rica em vitamina D, cálcio e oferece tantas proteínas quanto à carne.

Enfim, siga com a sua leitura e confira como fazer essa ótima receita de sardela com sardinhas.

Ingredientes Sardela com sardinhas

  • 1 pimentão vermelho grande sem sementes
  • 3/4 de xícara (chá) de azeite (ou o óleo das sardinhas)
  • 1/2 pimentão verde pequeno sem sementes
  • 1 cebola média
  • 2 latinhas pequenas de extrato de tomate
  • 3 latas de sardinhas
  • 3 a 5 pimentas dedo-de-moça
  • 5 dentes de alho descascados
  • Sal a gosto

Modo de preparo Sardela com sardinhas

Primeiramente, bata os ingredientes líquidos juntamente com a pimenta no liquidificador. 

Agora, com o liquidificador ligado, coloque também os demais ingredientes (lembrando que o ideal é que você dê uma leve picada nas cebolas e pimentão).

Bata tudo e ao fim, retire a mistura e coloque em uma panela semi tampada e ligue em fogo brando. Mexa de vez em quando para não queimar e cozinhe por cerca de 20 minutos.

*Um adendo importante é que, ao adicionar as sardinhas, é preferível que você coloque-as abertas ao meio, como se fosse fazer um filé, retirando os ossinhos da coluna das sardinhas.

**Se você não gostar tanto de pimenta, pode diminuir a quantidade.

Agora que você já aprendeu como fazer esse delicioso Sardela com sardinhas, que tal conhecer também outras receitas muito saborosas e práticas que temos aqui no blog Minhas Receitas? Contamos com muitas opções de lanches, guloseimas e outras iguarias deliciosas para deixar seu dia mais gostoso.