Sopa de ervilha

Avalie este post

A sopa de ervilha é uma iguaria feita com ervilhas muito comum e popular na culinária de vários países, inclusive do Brasil, pois além de muito saborosa, também é tradicional em época de frio, já que aquece as pessoas nas noites frias de inverno ou quando estão resfriadas e precisam de um alimento rico e quentinho.

Na minha família por exemplo, sempre foi mais comum, nossa mãe nos ensinou assim, consumir a sopa de ervilha quando estávamos adoentados, geralmente em condição de repouso recomendado, isso porque na cidade onde crescemos quase não fazia frio durante o ano.

Mas voltando a sopa de ervilha, seja porque você está adoentado, não está conseguindo ingerir comida solda ou está fazendo muito frio, é uma das melhores opções de sopas, pois além de muito saborosa é bem fácil de fazer. Quer ver? Então confere a receita completa, logo abaixo, que separei. Você vai se surpreender com o resultado.

Ingredientes

  • 1 pacote de 500 g de ervilha desidratada
  • 300 g de bacon
  • 300 g de costelinha defumada
  • 1 cebola bem picada
  • 3 colheres de óleo

Modo de Preparo

  1. Coloque em uma panela de pressão coloque o óleo e refogue a cebola.
  2. Em seguida frite o bacon até sair toda a gordura.
  3. Depois acrescente a costelinha defumada e refogue um pouco.
  4. Agora coloque a ervilha e água na panela de pressão, a água deve atingir a marca do cabo da panela.
  5. Por fim tampe a panela e deixe cozinhar por aproximadamente 30 minutos.
  6. Depois abra a panela e mexa para dissolver os pedaços de ervilha que restaram.

Informações adicionais

Caso goste de um sopa mais cremosa, basta dissolver um pouco de amido de milho ou aveia em farelo em um copo de água e acrescentar a sopa ao final do processo e deixar cozinhar mais um pouco. Além disso, também é válido acrescentar linguiça calabresa a sopa para que fique mais carnuda e  saborosa, mas é opcional.

Se você não tiver uma panela de pressão disponível para fazer a sopa de ervilha, saiba que a mesma pode ser preparada em uma panela comum, entretanto é recomendado deixar a ervilha de molho por cerca de 12 horas para dissolva sem a pressão. Mas o cozimento levará um pouco mais de tempo.

  • Tempo médio de preparo: 35 minutos
  • Rendimento médio: 6 porções

Agora que você já sabe como fazer essa magnifica sopa de ervilha, que tal aprender também outras receitas muito práticas e saborosas que temos aqui no blog Minhas Receitas? Contamos com excelentes opções de pratos, lanches e sobremesas incríveis para deixar seu evento ou dia a dia muito mais saboroso.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.