Sopa parmentier da Ana Maria Braga

4.9/5 - (9 votes)

A sopa parmentier da Ana Maria Braga, que nada mais é que uma sopa de batata de origem francesa, é uma opção de prato muito saborosa e que caí super bem tanto em épocas de frio quanto calor, afinal de contas a iguaria pode ser servida quente ou fria. E isso sem falar que a magnífica iguaria ainda oferece uma incrível mistura de sabores que é capaz de nos proporcionar não só uma opção muito marcante, como também requintada.

Inclusive ao apresentar o prato, que pode ser servido como refeição principal ou entrada,  em mais uma participação da apresentadora Ana Maria Braga no programa Encontro com Fátima Bernardes desta sexta-feira, a queridíssima Ana Maria explicou que a receita desta sopa parmentier da Ana Maria Braga foi retirada do livro culinário da Julia Child e que ela testou em sua casa. Eu particularmente ainda não testei, deixei para experimentar no jantar, já que prefiro um tempo mais ameno para investir em um ensopado, mas só de ver os ingredientes até salivei.

Portanto, se assim como eu, você também assistiu ao programa desta sexta e ficou com água na boca, que tal conferir a receita completa dessa sopa parmentier da Ana Maria Braga, com todos os passos para você testar fazer a iguaria sempre que bater aquela vontade de um ensopado, que além de versátil, já que pode ser servido frio, quente, como entrada ou refeição principal, ainda é uma opção requintada e que oferece um custo bem acessível. Curtiu? então confere a receita completa abaixo.

Ingredientes

Caldo de galinha

  • 1 kg de carcaça de frango
  • 3 litros de água
  • 1 cebola picada em cubos
  • 1 cenoura picada em cubos
  • 1 talo de alho-poró picado em pedaços
  • 20 gramas de sal grosso
  • 10 gramas de pimenta do reino branca

Parmentier

  • 10 gramas de manteiga sem sal
  • 1 e 1/2 talo de alho-poró (150 g), só a parte branca, cortado em rodelas
  • 350 gramas de batatas Asterix em pedaços grandes
  • 3 e 1/2 xícaras (chá) de caldo de galinha
  • 125 ml de creme de leite fresco
  • Sal a gosto
  • Cubos de pão de fôrma dourados na manteiga (croûtons) para acompanhar
  • Ciboulette (cebolinha francesa) picada para decorar

Modo de preparo

Caldo de galinha

  1. Coloque a carcaça de frango e a água em uma panela em fogo médio e deixe ferver por 20 minutos, sempre retirando a espuma que se forma na superfície.
  2. Passado este tempo acrescente a cebola, a cenoura, o talo de alho-poró, o sal grosso e a pimenta do reino branca e deixe cozinhando, sem tampa, por 4 horas (restará 1 litro de caldo).
  3. Por fim basta passar o caldo por uma peneira fina de inox e reservar para utilizar na receita de parmentier.

Parmentier

  1. Coloque a manteiga para derreter em uma panela em fogo médio e refogue o alho-poró até murchar.
  2. Em seguida acrescente a batata e o caldo de galinha e deixe cozinhar, em fogo baixo, até que a batata fique bem macia.
  3. Quando isso acontecer basta despejar a mistura em um liquidificador e bater até obter um creme bem liso e homogêneo.
  4. Depois é só despejar o creme em uma panela, adicionar o creme de leite, misturar e levar ao fogo até aquecer bem.
  5. Por fim é só temperar com sal e servir acompanhada de croûtons decorada com ciboulette.

Informações adicionais

Os acompanhamentos dessa sopa parmentier da Ana Maria Braga são opcionais e substituíveis, por isso caso deseje uma opção mais característica e que combine com os demais pratos, caso seja servido como uma entrada, sugiro que invista em uma opção mais a seu gosto.

  • Tempo médio de preparo: 45 minutos
  • Rendimento médio: De 2 a 4 porções

Agora que você já aprendeu como fazer essa maravilha receita de sopa parmentier da Ana Maria Braga, que tal aprender também outras receitas muito práticas e saborosas que temos aqui no blog Minhas Receitas? Contamos com muitas excelentes opções de pratos, lanches, guloseimas e sobremesas que além de incríveis e bem simples de preparar, ainda podem ajudá-lo a variar seu cardápio.

Reforço que essa receita de sopa parmentier da Ana Maria Braga foi retirada do programa Encontro com Fátima Bernardes de um quadro culinário reprisado que mostra nossa querida apresentadora Ana Maria Braga apresentando pratos incríveis.

Link da receita na página oficial da apresentadora: https://anamariabraga.globo.com/receita/parmentier-sopa-de-batata-com-alho-poro/

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.