Tiramisú Tradicional

Avalie este post

Para você que gosta de sobremesa, hoje irei ensinar uma opção que é diferente de tudo o que você já experimentou. Aprenda a fazer um incrível Tiramisú Tradicional, uma receita originária de Itália e que você vai amar.

Para fazer a sobremesa, você precisará destinar um tempo grande de preparo, cerca de 366 minutos, sendo que essa receita rende 12 deliciosas porções.

O Tiramisú tradicional é uma das receitas mais comuns na culinária italiana, tendo se tornado um prato requintado e sofisticado que é servido pelos melhores restaurantes do país e também do mundo todo.

Muita gente pode achar que a sobremesa é difícil de ser feita, principalmente por conta do amplo tempo de preparo que ela pode levar, porém, não é bem assim. O tiramisu é um prato prático e fácil de ser feito, basta seguir o modo de preparo com a devida atenção.

A história da sobremesa é regada de fatos curiosos. O principal ingrediente que compõe a receita é o creme de Mascarpone, um tipo de queijo italiano bem suave, que varia entre 60% e 70% em termos de nível de gordura.

Com sabor delicado, ele é cremoso e é da cor Branca, sendo muito comum na região da Lombardia, norte da Itália.

No caso do Tiramisú Tradicional propriamente dito, seu surgimento ocorreu na região da Toscana, sendo uma espécie de pavê com creme de Mascarpone, biscoito de champagne molhado no café, vinho marsala, cacau em pó e também chocolate em barra.

Ingredientes  Tiramisú Tradicional

  • 30 gramas de cacau puro em pó
  • 80 gramas de açúcar
  • 350 ml de café frio
  • 500 gramas de queijo mascarpone temperado
  • 2 ovos
  • 20 Biscoitos champanhe

Modo de preparo Tiramisú Tradicional

Primeiramente, vamos deixar o café esfriar. Enquanto isso, separe as gemas das claras e transforme as claras em neve e reserve.

Bata as gemas com o açúcar até ficar bem branco e que o açúcar se dissolva por completo, para que assim o grânulo não seja perceptível. O creme terá cor amarela pálida.

Agora mexa bem o queijo mascarpone para facilitar a incorporação das gemas açucaradas. Faça isso misturando, mas sem bater, sempre com movimentos envolventes e devidamente suaves.

Na sequência, adicione as claras de ovos e misture de forma suave, continuando os movimentos envolventes. Com isso, obtemos uma textura macia, homogênea e devidamente cremosa.

Pegue os biscoitos champanhe e mergulhe-os no café frio, colocando na base de um molde retangular ou daquele que você preferir.

Espalhe uma camada de creme de ovo e mascarpone por cima, de forma bem distribuída por toda a superfície. Faça isso continuamente até terminar com uma camada do creme.

Polvilhe com uma fina camada de cacau puro em pó, de modo a peneirar com um filtro. Deixe descansar na geladeira por ao menos 6 horas ou até o dia seguinte.

Agora que você já aprendeu como fazer esse delicioso Tiramisú Tradicional, que tal conhecer também outras receitas muito saborosas e práticas que temos aqui no blog Minhas Receitas? Contamos com muitas opções de lanches, guloseimas e outras iguarias deliciosas para deixar seu dia mais gostoso.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.