Torta Búlgara de Chocolate

Avalie este post

Para quem adora uma sobremesa e deseja aprender uma novidade, aqui vai uma dica imperdível. Conheça a Torta Búlgara de Chocolate, uma maravilha da culinária baiana.

Bom, sempre quando pensamos na gastronomia baiana, a primeira coisa que nos vem à cabeça é justamente um acarajé, vatapá, moqueca… não é mesmo? Pois bem, mas não é só disso que a cozinha da Bahia é feita, há muita coisa além.

Para quem gosta de doces, a torta búlgara é uma opção excelente, sendo uma receita simples e muito fácil de ser feita.

A torta búlgara tem um aspecto de bolo solado, meio casca grossa. Vai por mim, é uma verdadeira delícia.

Muitos podem associar a torta búlgara com um petit gateau francês ou mesmo um brownie americano, mas o fato é: a receita baiana não perde em nada para essas estrangeiras.

Apesar do nome, a receita nasceu em Salvador mesmo, sendo que a sua origem ainda é bem misteriosa.

Há aqueles que dizem que a receita foi criada a muito tempo, talvez até na época onde a farinha de trigo era coisa rara, por isso ela não leva o ingrediente em sua composição. O fato é que a torta búlgara está presente em quase todos os cardápios de sobremesas de restaurantes, além de docerias e cafeterias.

Muitas pessoas especulam sobre o seu surgimento, mas até hoje não há nenhum consenso sobre isso.

Enfim, se você deseja aprender a fazer essa torta incrível e surpreender sua família, amigos e convidados, logo abaixo você confere um passo a passo detalhado da receita.

Siga com a sua leitura, separe os ingredientes e arregace as mangas. Vamos aprender a fazer a deliciosa Torta Búlgara de Chocolate!

Ingredientes Torta Búlgara de Chocolate

  • 300 g de chocolate em pó
  • 300 g de açúcar
  • 300 g de chocolate ao leite (ou meio amargo) picado
  • 300 g de margarina
  • 8 ovos
  • 1 lata de creme de leite

Modo de preparo Torta Búlgara de Chocolate

Para iniciar o preparo, leve o chocolate a margarina em fogo baixo e mexa até virar uma mistura homogênea;

Agora, desligue o fogo para colocar metade do açúcar e as 8 gemas. Ligue o fogo novamente e deixe que engrosse, o que deve levar cerca de 3 minutos.

Agora, bata as claras em neve com o restante do açúcar. Misture de forma cuidadosa a massa anterior.

Despeje em uma forma devidamente untada e polvilhada.

Leve ao forno em banho maria e deixe em média 30 minutos.

Aqueça o creme de leite até que ele comece a ferver. Agora, retire do fogo e coloque o chocolate picado até derreter no creme de leite.

Coloque em cima do bolo frio e pronto!

Bata as claras em neve com a outra metade do açúcar.

Agora que você já aprendeu como fazer essa deliciosa Torta Búlgara de Chocolate, que tal conhecer também outras receitas muito saborosas e práticas que temos aqui no blog Minhas Receitas? Contamos com muitas opções de lanches, guloseimas e outras iguarias deliciosas para deixar seu dia mais gostoso.