Torta gelada de banana

2.2/5 - (8 votes)

A torta gelada de banana é uma sobremesa muito saborosa, porém bem característica, o que também a torna pouco comum e tradicional no cotidiano da maioria dos brasileiros. Afinal de contas, trata-se de uma fruta mais utilizada em bolos e doces.

Aqui em casa por exemplo fazemos muito bolo de banana caramelada, bolo de banana fit, ou doce caseiro de banana, porém quando resolvo investir em uma sobremesa inusitada e pouco comum sempre escolho torta gelada de banana, pois além de agradar a todos aqui em casa, já que adoram tudo que é de banana, ainda surpreende.

Portanto se você busca uma opção de sobremesa que é muito saborosa, mas ao mesmo tempo também é pouco comum ou convencional, para pode variar seu cardápio, pode investir sem medo nessa torta gelada de banana. Tenho certeza de que todos vão amar. Curtiu? Então é só seguir a receita logo abaixo e voilà.

Ingredientes

  • 1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar
  • 1 xícara (chá) de água
  • 12 bananas
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 1/2 lata de leite (medida da lata de leite condensado)
  • 4 colheres (sopa) de amido de milho
  • Raspas de limão a gosto
  • 2 claras
  • 1/2 xícara (chá) de açúcar

Modo de Preparo

  1. Coloque o açúcar em uma panela em fogo médio, e deixe cozinhar até se transformar em um caramelo claro, mexa durante todo o processo.
  2. Em seguida acrescente a água, com cuidado, e deixe ferver até o caramelo derreter.
  3. Depois coloque as bananas cortadas em fatias e cozinhe por cerca de 10 minutos ou até a banana cozinhar.
  4. Agora despeje a calda de banana caramelada para um refratário ou tigela de sobremesa e reserve.
  5. Em seguida coloque o leite condensado, o leite e o amido em outra panela, em fogo médio e deixe cozinhar até engrossar, mexa durante todo o processo.
  6. Depois acrescente as raspas de limão ao creme, desligue o fogo e despeje-o sobre a calda de banana caramelada.
  7. Agora bata as claras em neve e aos poucos misture o açúcar, continue batendo até obter picos duros.
  8. Por fim cubra o creme com o merengue e levá-lo ao forno, preaquecido a 180º C, por 5 minutos ou até dourar.
  9. Passando este tempo basta deixar esfriar em temperatura ambiente para somente depois levar a geladeira para resfriar.

Informações adicionais

Caso seja do seu agrado finalize sua torta gelada de banana com canela em pó, mas é opcional pois depende do gosto de cada um. Também é interessante e muito válido decorar a torta com algumas rodelas de banana.

Agora que você já sabe como fazer essa saborosa torta gelada de banana, que tal aprender também outras receitas muito práticas e saborosas que temos aqui no blog Minhas Receitas? Contamos com excelentes opções de sobremesas e lanches para ajudá-lo a variar seu cardápio.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.