Torta Paulista

3/5 - (1 vote)

Essa é para você que ama uma sobremesa e adora amendoim. Aprenda a fazer a Torta Paulista, uma espécie de pavê de paçoca que é uma verdadeira delícia e que vai conquistar a todos em sua casa.

Apesar de muitas pessoas acharem o pavê uma torta difícil de ser feita, ela é mais prática do que você imagina, e hoje eu vou te ensinar a fazer de uma forma bem tranquila.

Bom, não há dúvidas de que o pavê é uma tradição no Brasil, principalmente nas festas de Natal e Ano Novo. Afinal, quem nunca ouviu a famosa e clássica piada do “é pavê ou pra comer”, não é?

Mas a origem do pavê é um tanto indefinida. Seu nome advém do termo francês “pavage” que significa pavimentar, remetendo à forma como a sobremesa é montada, ou seja, como em camadas.

A base do pavê é feita com biscoitos do tipo maizena ou champagne, varia muito conforme a receita. Na que irei ensinar hoje, faremos utilizando a bolacha maizena.

Em termos de recheio, o céu é o limite. Aliás, a criatividade. Com inovação, é possível fazer diversos tipos de pavê, com recheios distintos.

Você pode soltar a sua imaginação e fazer diversas combinações de sabores para surpreender aqueles que vão provar essa maravilhosa receita, como a versão de amendoim que irei ensinar hoje.

Pois bem, para quem deseja aprender a fazer uma deliciosa torta paulista e ter uma incrível sobremesa para oferecer à família no próximo final de semana, essa é uma opção incrível.

Portanto, siga com a sua leitura, já reserve os ingredientes e venha conferir como preparar esse doce maravilhoso!

Ingredientes Torta Paulista

  • 250 g de amendoim (ou nozes) torrado e moído (encontra-se em supermercado)
  • 250 g de margarina
  • 300 g de açúcar
  • 500 g de creme de leite
  • 800 g de bolacha de maizena
  • 1 gota de baunilha
  • 1 lata de leite condensado (cozinhar na panela de pressão por 25 minutos)
  • 3 gemas

Modo de Preparo Torta Paulista

Para começar, bata na batedeira a margarina com o açúcar. Agora, junte as gemas uma a uma ao amendoim (ou nozes), creme de leite e a baunilha por cerca de 1 minuto.

Reserve.

Forre um pirex com papel manteiga e vá intercalando as camadas desta forma: uma camada de bolacha, outra do creme reservado e assim por diante. Lembrando que a última deve ser de bolacha.

Leve à geladeira e, no dia seguinte, vire a torta num prato e cubra com o doce de leite condensado que você deve cozinhar na panela de pressão por cerca de 25 minutos.

Decore a gosto. 

Lembrando que o creme de leite deve ser colocado 2 horas na geladeira antes do uso.

Agora que você já aprendeu como fazer essa deliciosa Torta Paulista, que tal conhecer também outras receitas muito saborosas e práticas que temos aqui no blog Minhas Receitas? Contamos com muitas opções de lanches, guloseimas e outras iguarias deliciosas para deixar seu dia mais gostoso.