Trança de filé mignon suíno da Ana Maria Braga

Avalie este post

A trança de filé mignon suíno da Ana Maria Braga, que popularmente ficou conhecido como lombo trançado com bacon, é um prato muito saboroso, fácil de preparar e que ainda é bem baratinho. Pois leva apenas ingredientes acessíveis e bem comuns. Por isso é ideal para ser servido desde ocasiões especiais até a pequenas reuniões de família.

Afinal de contas, sua simplicidade permite ser servido sempre que der vontade. Inclusive, eu adoro preparar o prato quando vai rolar aquele jogo de futebol, pois acho o prato uma opção que cai bem com uma bebida gelada e ainda pode ser servido como um petisco.

Digo isso porque apesar da receita desta trança de filé mignon suíno da Ana Maria Braga ter sido apresentada no programa Encontro com Fátima Bernardes desta quinta (27), ela já foi ao ar em uma edição do Mais Você de 2014, pois o quadro reprisas as receitas mais famosas da apresentadora Ana Maria Braga, então não tem erro.

Então se você também assistiu ao programa e amou a receita, mas acabou não podendo anotar o passo a passo completo, calma que como eu estava de bobeira na frente da televisão eu já corri e acessei a página da apresentadora e peguei tudinho e separei aqui para você. Gostou? Então agora é só conferir a receita completa dessa trança de filé mignon suíno da Ana Maria Braga logo abaixo!

Ingredientes

  • 1 peça de filé mignon suíno de aproximadamente 500 g temperada com sal e pimenta do reino a gosto
  • 3 fatias de bacon cortadas em cubos pequenos
  • 1 cebola cortada em pétalas finas
  • Pimenta do reino a gosto
  • 3 fatias longas e finas de bacon
  • Tomilho debulhado a gosto
  • 80 gramas de mussarela em palitos
  • Ramos de tomilho a gosto
  • 1/3 de xícara (chá) de vinho branco seco

Modo de preparo

  1. Primeiro coloque o bacon em cubos em uma tigela e misture com as cebola, a pimenta do reino e o tomilho debulhado, então reserve.
  2. Então segure a peça de filé mignon pela ponta mais fina e corte-a em 3 tiras no sentido do comprimento, sem separar a extremidade que está segurando.
  3. Em seguida coloque uma fatia de bacon sobre cada tira de carne (3) e amarre com barbante culinário na ponta do lombo que não foi cortada, para prender o bacon no lombo.
  4. Depois trance as tiras juntamente com o bacon, apertando bem.
  5. Então coloque a peça inteira em uma assadeira e encaixe os palitos de mussarela e ramos de tomilho entre o trançado.
  6. Agora basta espalhar em torno do lombo trançado com bacon a mistura de cebola com bacon, pimenta do reino e tomilho.
  7. Por fim é só levar a assadeira ao forno alto preaquecido em temperatura de 250 °C por cerca de 30 minutos ou até dourar.
  8. Passado este tempo transfira o lombo trançado com bacon para o prato de servir, retire o barbante e reserve.
  9. Enquanto o lombo amorna, raspe os temperos do fundo da assadeira com uma espátula e coloque o excesso junto lombo trançado.
  10. Agora basta raspar o restante do temperos da assadeira, acrescentar o vinho e levar ao fogo, na própria assadeira, para formar um molho temperado para ser despejado sobre o lombo trançado com bacon na hora de servir.

Informações adicionais

O uso do molho à base dos temperos do assado e o vinho é opcional, mas como essa trança de filé mignon suíno da Ana Maria Braga é feito com lombo, que apesar de ser uma carne de porco mais nobre também é uma opção mais seca após assada, é recomendado utilizar o molho, assim seu lombo trançado com bacon ficará mais suculento e molhadinho.

  • Tempo médio de preparo: 60 minutos
  • Rendimento médio: Dê 4 a 6 porções

Agora que você já aprendeu como fazer essa maravilha receita de trança de filé mignon suíno da Ana Maria Braga, que tal aprender também outras receitas muito práticas e saborosas que temos aqui no blog Minhas Receitas? Contamos com muitas opções de pratos, lanches, guloseimas e sobremesas incríveis que podem ajudá-lo a variar seu cardápio.

Reforço que essa receita de trança de filé mignon suíno da Ana Maria Braga foi retirada do programa Encontro com Fátima Bernardes do quadro culinário que é apresentado pela nossa querida apresentadora Ana Maria Braga.

Link da receita na página oficial da apresentadora: https://anamariabraga.globo.com/receita/lombo-trancado-com-bacon/

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.